Cura para a alma

 

 

CURA PARA A ALMA

 

 

 

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há, e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o nosso pensamento. (Filipenses 4:8)

 


Aprendemos, lendo a Bíblia, que a Palavra de Deus é o espelho de nossa alma (Tiago 1:23). Quando queremos saber como anda a nossa vida espiritual, paramos e meditamos nos princípios ensinados ali.

 

Lendo o versículo acima, vemos o tamanho da doença e da podridão do caráter que alimentamos todos os dias, com o aval da sociedade. Quantas vezes no nosso dia-a-dia, paramos para ter uma conversa com nossos colegas, baseado nos princípios declarados acima?

 

 

 

Tudo o que é verdadeiro


 

 

Temos muita dificuldade em saber exatamente o que isso quer dizer. O ser humano vive num oceano de engano, de doutrinas, de filosofias ouvindo tantas vozes, mas não consegue discernir a verdade. Pilatos, um dos homens com a maior autoridade política da época de Jesus nosso Salvador, perguntou a Jesus: O que é a verdade? (João 18:38). Deus, na Sua sabedoria, declara em Sua Palavra que as coisas concernentes ao evangelho da Salvação em Jesus Cristo foi oculto aos grandes da Terra, aos poderosos, mas revelado aos humildes de espírito (1 Coríntios 1:26).


A Palavra de Deus é a verdade, mas somente quando abandonamos nosso egocentrismo e nossa paixão pelas coisas temporais é que conseguimos absorver isso. Por isso, temos dificuldade em falar sobre o que é verdadeiro, pois como disse o apóstolo Paulo, as coisas que se veem são passageiras, mas as que se não veem, essas são eternas. (2 Coríntios 4:18)

 

Uma pessoa de respeito, nos dias de hoje, é vista como “quadrada”, fora do tempo, severa. Isso denota um sentimento de rancor, pois vemos todos os dias tanta falta de respeito, de consideração e de amor entre as pessoas, que quando levantamos nossa voz e exigimos respeito, é onde as pessoas se encontram num limite de paciência. 


Por exemplo, é quase impossível assistirmos a um programa de televisão e encontrar um casal, pois não existem mais casais, apenas triângulos amorosos. Mulheres que disputam o amor dos melhores amigos, ou então pessoas que têm relacionamento íntimo, muito fiéis e exemplares, mas somente com pessoas do mesmo sexo. Esse é o ideal de vida sentimental que vemos todos os dias diante de nossos olhos.


 

 

Tudo o que é justo


 

 

A Bíblia é clara quando nos declara que por um homem bom, pode ser até que alguém morreria, mas por um JUSTO, ninguém morreria (Romanos 5:7). 


Não sabemos tampouco o que ser justo significa. Na palavra vemos uma característica fundamental de uma pessoa verdadeiramente justa. “O justo viverá pela fé.” (Hebreus 10:38) Para entendermos o que isso quer dizer, buscamos o entendimento do que é fé. “Fé é a certeza das coisas que não se veem e a plena convicção das coisas que se esperam.” (Hebreus 11:1) 


Temos uma fé superficial que confiamos que tudo vai melhorar, mas não vivemos isso que acreditamos. Jesus declara que se as plantas do campo que crescem e no dia seguinte são lançadas no fogo se vestem muito melhor do que os maiores reis. Também diz que as aves do céu não plantam nem fiam, mas Deus cuida de todas elas, quanto mais a nós, homens de pequena fé, que valemos muito mais do que qualquer dessas aves. Deus nos dará nosso sustento e não nos deixará passar por qualquer necessidade. (Mateus 6:33)  Se confiássemos mais nisso, talvez trabalhássemos um pouco menos, brigássemos um pouco menos, ficaríamos menos deprimidos e enfermos e teríamos mais tempo para agradecer e louvar a Deus em espírito e em verdade por tudo de bom, todas as oportunidades e livramentos que Deus nos dá todos os dias.


 

 

Tudo o que é puro


 


A pureza de espírito encontramos somente quando temos comunhão com o Espírito Santo. Não tenho um estudo muito aprofundado em religiões, seitas e doutrinas, mas vejo que na Bíblia aprendemos desde cedo que Deus é santo e que quem quer se aproximar d’Ele deve se santificar. 


É também um princípio de batalha espiritual. Josué aprendeu isso quando entrou para conquistar a terra prometida por Deus (Josué 3:5). Santificar-se é uma palavra forte, que a maioria das pessoas tem medo dela. Mas quando buscamos em Deus, a força para alcançarmos isso em nossa vida, vemos as maravilhas de Deus acontecerem em nosso coração, nosso espírito, nossa mente, nosso corpo. 

 

Quando começamos a nos santificar, nosso passado tenta nos sufocar, mostrando tudo de errado que já cometemos e que pretendemos cometer, mas buscando o auxílio do Espírito Santo Ele nos conduz por um caminho estreito, mas de alegria e de conquista a cada dia, vencendo cada situação que se apresenta. Os anjos do Senhor nos tomam pelas mãos para que não tropecemos em nenhuma pedra; o Espírito do Senhor nos tira da caverna mais profunda que seja, mesmo que ninguém na Terra saiba que estejamos dentro dela (Isaías 51:1), Jesus entra lá dentro e nos tira de lá, e nos transporta para o maravilhoso reino do Seu amor.

 

 

 

Tudo o que é amável

 

 

 

 Ser amável, hoje em dia, é confundido como ser fácil de ser manipulado, de ser passado para trás, de ser pisado. Mas, pelo contrario, quando começamos a pagar o mal que recebemos com o bem, com o verdadeiro amor de Deus, colhemos em nossa vida a verdadeira alegria da Salvação. 

 

As pessoas não entendem quando não guardamos rancor e estendemos a mão para a pessoa que nos esbofeteou pouco tempo antes. A pessoa que tem o verdadeiro amor de Deus em sua vida, não espera reconhecimento ou pagamento do plano horizontal. Quando vivemos esse amor, a recompensa que recebemos vem do alto, do Pai das Luzes, do Pai de amor que é nosso Deus que vê tudo o que passamos e nos cura, cura nossa alma derramando o bálsamo de Gileade em nossas feridas.


 

 

Tudo o que é de boa fama

 

 

 

Nesse ponto, temos perdido uma batalha atrás da outra para Satanás. Pessoas que têm destaque, que ficam em evidência por um tempo, o diabo e seus asseclas, colocam tamanha pedra de tropeço em frente a elas que suas vidas viram escândalos em rede nacional. O desvio de caráter de pessoas vira um espetáculo de circo para multidões.

 

Mas isso não importa. Seja o que for que tenha acontecido em sua vida, e você se arrepender de verdade, Deus lhe perdoa, e quem é o homem para negar essa verdade? Como diz o Pr. Marco Feliciano, tomando como base o alicerce da fé da raça humana, homens que Deus considerou como amigos, homem segundo Seu coração e o homem mais manso da terra, foram mentirosos, adúlteros e assassinos. Mas você deve se perguntar quem são esses homens terríveis?

 

Abraão, quando estava indo em direção à terra prometida por Deus, contou uma mentira para os egípcios que quase fez com que a nação inteira fosse destruída:  falou que sua esposa era sua irmã (Gênesis 12:13) e quase que o faraó a toma por sua mulher. 

 

Davi estava em casa repousando enquanto as tropas de Israel travavam lutas com os inimigos. Enquanto olhava pela janela do palácio, viu uma mulher tomando banho, Bate-Seba, uma mulher casada (2 Samuel 11:3). O rei manteve relações com ela e depois ainda mandou seu marido para o front de batalha para ser morto.

 

Moises, no início da sua chamada, viu um homem açoitando um hebreu e fez justiça com as próprias mãos, matando o homem e o enterrando na areia (Êxodo 2:12). Esses três homens cometeram erros terríveis, mas qual a diferença entre eles e nós? Eles verdadeiramente se arrependeram, e um coração contrito move o coração de Deus em perdoar e dar uma nova chance seja para quem for.

 

Se alguma virtude há e se algum louvor existe, esse é o diferencial em nossa mente que pode mudar a nossa história. Virtude e louvor são palavras quase esquecidas, hoje em dia, pois é tão raro pararmos para nos dedicar a coisas que realmente tenham virtude. Resumindo o significado dessa palavra, conforme pesquisei no Dicionário Aurélio: “Disposição firme e constante para a prática do bem.”

 

A palavra louvor é confundida com as músicas tocadas nas igrejas evangélicas, mas seu verdadeiro significado é estilo de vida. De nada adianta cantarmos sons que exaltem a Deus, que bendigam ao Seu nome, mas não temos uma vida que demonstre o amor de Deus para as pessoas que estão ao nosso redor. Essa deve ser a nossa maior busca, nossa maior luta no dia-a-dia.

 

Tenho colhido, em minha vida, uma série de frutos benignos baseado numa oração que tenho feito incessantemente diante do trono de Deus. Tenho pedido para que seja colocado um guarda em minha boca, para que o meu falar e o que meu pensar venham apenas edificar as pessoas e me proteger de falar o que eu tenha que me arrepender depois.

 

 

 

Esperei com paciência no Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. (Salmos 40:1-3)

 

 

  

AUTOR 

CSDRUM (2012)

WWW.SAL,O40.COM.BR

 

 

 

 

 

 

 

Por: AUTOR DESCONHECIDO

Publicado em 19/03/2014

Procedência - estudosgospelmais.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2024