Sexo fora do casamento

 

SEXO FORA DO CASAMENTO

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

É muito comum ver-se pessoas referirem-se ao sexo como uma coisa perigosa, pecaminosa, mas esquecem-se de que tudo isso faz parte da criação de Deus, todas as coisas vieram d’Ele, para serem bem utilizadas. Qualquer prazer que o sexo traga, foi criado por Deus, e precisamos ter consciência disso, para que não soframos com problemas que não existem. 

O problema que existe com o sexo é que sua utilização foi mudada pelos homens, desvirtuada. Ele foi criado para que homens e mulheres tivessem prazer em desfrutar do mesmo, e através dele estabelecessem uma descendência pessoal, familiar. Fugindo da vontade de Deus, as pessoas passaram a usar o sexo fora do casamento, de forma pecaminosa, às vezes de forma animalesca, enfim, fora dos propósitos da sua criação.

 

 

SEXO NO CASAMENTO

 

 

Só o casamento entre um homem e uma mulher pode proporcionar uma intimidade profunda entre os dois, segurança, saúde, respeito mútuo, etc., fatores previstos na Bíblia, principalmente através de Paulo, no Novo Testamento. Se o sexo é praticado sem essa harmonia duradoura, esse respeito, essa segurança, etc., ele tende a trazer problemas geralmente difíceis de serem sanados. Doenças e gravidez, por exemplo.

Segundo o autor Oscar Cullmann, a moral relativa ao corpo humano, no Novo Testamento, se embasa no fato cristológico da ressurreição de Cristo e sobre a fé no Espírito Santo. 

 

a) Toda relação sexual fora do casamento é um atentado ao corpo de           Cristo e leva ao inferno. (1 Co 6:13 e 15:19,20 — Gl 5:19-21)

b) O corpo é sagrado, templo do Espírito Santo. (1 Co. 3:16,17 e 6:19)

c) O corpo existe para a glória de Deus (1 Co 6:15,20 e 12:27 — Ef 5:30     — Fp 1:20 — 2 Co. 4:11 — Rm. 6:12 — Mt. 6:13-16)

d) O corpo é um instrumento de culto. (Rm 12:1,2 — Hb 12:14 — 1 Ts 5:13    -- Cl 3)

 

 

LIVRE ARBÍTRIO

 

 

As pessoas poderão lançar mão de uso do livre arbítrio, tão presente nas coisas de Deus, mas existem coisas que são pecaminosas, não autorizadas por Deus para acontecerem. Uma delas é o sexo fora do casamento entre um homem e uma mulher.

Nem tudo que bom para nós. Sempre que uma coisa nos vicia, nos escraviza, ela precisa ser muito bem avaliada nas suas consequências. Se gostamos de um tipo de alimento e ele nos faz mal, esse alimento deve ser abandonado. A Bíblia sempre diz que tudo nos é permitido, mas nem tudo é bom para nós. 

Quando a Bíblia diz que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, ela nos confronta com as nossas permissividades!  Como posso escravizar meu corpo ao pecado, se ele é a morada do Espírito Santo?  Espírito Santo e pecado não habitam no mesmo lugar — Um dos dois terá que se retirar. Para o seu bem, esperamos que não seja o Espírito Santo.

 

 

SEXO ANTES DO CASAMENTO

 

 

Muitos jovens nas igrejas deixam-se levar pelo abrasamento, permitem-se criar oportunidades que levam a cometer esse pecado. Se a Bíblia diz que o sexo só deve acontecer dentro do casamento, por que casais de jovens crentes teimam em antecipar essas coisas? Por que procuram aproximação desse pecado, se sabem que lhes é proibido?  Por isso as lideranças evangélicas ensinam aos jovens namorados, noivos, como resistir às tentações da carne.

Vejam algumas consequências desastrosas para a prática do sexo pré-conjugal:

 

a) Traz efeitos emocionais negativos, como ansiedade, culpa, etc.;

b) Traz problemas de relacionamento entre o casal e familiares;

c) Traz problemas espirituais como culpa, medo de Deus, aparência     de afastamento das coisas de Deus, porque pecou, etc.;

d) Provoca medo de gravidez indesejada, de doenças venéreas

 

Na primeira carta aos coríntios (7:9), Paulo recomenda que é melhor casar-se do que viver-se de forma abrasada. Porém, isso não quer dizer que o princípio do casamento seja aliviar as tensões sexuais. O que Deus mandou Paulo ensinar é que caso o casal não consiga se dominar, é melhor que se case, não apenas pensando em aliviar os desejos sexuais, mas projetando uma união estável, firme, abençoada por Deus. Muitos casamentos têm fracassado porque a maior motivação do casal estava na prática do sexo. É uma cilada do inferno!

 

 

ENSINOS BÍBLICOS A RESPEITO

 

 

Entre muitos ensinos bíblicos a respeito do sexo for a do casamento, selecionamos essas três passagens do Novo Testamento:

 

1 Coríntios 6:9-13,18,20  —  Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós. Mas fostes levados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Os alimentos sao para o estômago, e o estômago para os alimentos;Deus, porém, destruirá tanto um como o outro. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é for a do corpo, mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, [e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus].

Efésios 5:3-7  —  Mas a prostituição e toda sorte de impureza ou cobiça, nem ainda se nomeie entre vós, como convém aos santos; nem torpeza, nem conversa tola, nem chocarrices, que não convêm, mas antes ações de graças. Pois bem sabeis isto: Nenhum devasso, ou impure, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs, pois por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles.

Colossenses 3:5,6  —  Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. Por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da  desobediência.

 

Para encerrar, dizemos que o sexo é saudável quando você pode conciliar satisfação sexual, integridade, compromisso, bem-estar a outra pessoa e um senso de auto-estima e dignidade sensações só possíveis dentro do casamento, pois no namoro ou noivado não há este compromisso. Por sinal, esta palavra — compromisso —  está quase que totalmente extinta do vocabulário social atualmente. 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

MELO, Edino. A Bíblia: Religiões, seitas e heresias. Coleção Ferramentas  (vol. I). Campinas: Transcultural Editora, 2005. 

MELO, Edino. A Bíblia: Religiões, seitas e heresias. Coleção Ferramentas  (vol. II). Campinas: Transcultural Editora, 2005. 

MELO, Edino. A Bíblia: religiões, seitas e heresias. Coleção Ferramenta, Vol. III. Campinas, Transcultural Editora, 2005.

INTERNET. A Bíblia tem as respostas. Pesquisado em www.gotquestion?org, Consultado em  24/11/2012.

INTERNET. A Bíblia responde.  www.bibliaonline.net. Consultado em 24/11/2012.

CULLMANN, Oscar. Cristologia do Novo Testamento. Editora Hagnos, 2008.   

 

AUTOR

Walmir Damiani Corrêa

 

 

 

 

Por: Walmir Damiani Corrêa

Publicado em 08/08/2014

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2018