Aparecida, padroeira do Brasil

 

APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

12 DE OUTUBRO

 

                        

A Senhora de Aparecida é considerada pela Igreja Católica Apostólica Romana como a sua padroeira geral, sendo festejada no dia 12 de outubro, que coincide com o Dia das Crianças, um feriado nacional.

 

 

HISTÓRIA DA IMAGEM

 

 

Em outubro de 1717 a Vila de Guaratinguetá seria visitada pelo governador de São Paulo, o Conde de Assumar, quando lhe seria oferecido um banquete a base de peixe. Na véspera do acontecimento, os pescadores da vila tomaram seus barcos e suas redes e entraram no Rio Paraíba, para fazerem sua parte na festividade. 

Depois de muito tempo sem conseguirem nenhum peixe, foram desistindo da empreitada, permanecendo na atividade apenas a canoa ocupada por Domingos Alves Garcia, seu filho João Alves e seu cunhado, Felipe Cardoso. Quando lançaram mais uma vez a rede, veio dentro dela uma pequena estatueta sem cabeça. Numa outra lançada, veio o restante que faltava da estatueta. 

Guardaram cuidadosamente o achado, e lançaram a rede uma última vez, tentando conseguir os peixes para o banquete do dia seguinte. Desta vez, recolheram muitos peixes, motivando-os a lançar mais vezes a rede E continuaram a pescaria até o barco quase afundar. Os três pescadores voltaram para suas casas com a imagem e os bolsos cheios pela venda dos peixes. Era dia 16 de outubro de 1717.

Depois de colada com cera, os pescadores colocaram a imagem num altar de família, peregrinando durante 28 anos pelas casas da vizinhança. Pela fama que adquiriu de promover milagres, a imagem passou a ser visitada por todas as pessoas da região que tintam alguma necessidade.

Só em 1745, quase trinta anos após ter sido encontrada, é que a imagem foi entregue aos responsáveis por uma igreja construída no alto do Morro dos Coq ueiros, local hoje chamado de “Basílica Velha”. Ali ela atraiu milhares de fiéis de todo o país, incluindo a princesa Isabel, que a visitou em 1888, durante sua segunda visita ao local.

Atualmente, a padroeira católica atrai mais de 7 milhões de romeiros à cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, onde está edificado o famoso santuário. São quase três séculos de fé e milagres, segundo a Igreja.

 

 

DADOS DA ESTATUETA

 

 

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida pesa 2,765 kg e mede 39 cm, incluindo o pedestal de prata. Ela é feita de terracota, material que adquiriu uma cor castanho-dourada.     

Pela análise do material original e do estilo de modelagem, especialistas acreditam que a estátua é dos anos 600, oriunda de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, onde vivia o monge beneditino e escultor Frei Agostinho de Jesus, autoria, no entanto, não confirmada.

A coroa que foi adicionada à estatueta foi um presente da Princesa Isabel, toda feita em ouro e cravejada de diamantes e rubis.

 

 

PADROEIRA DO BRASIL

 

 

Até essa época, São Pedro de Alcântara ocupava o título de Padroeiro do Brasil, segundo escolha de D.Pedro I, que tinha o mesmo nome do santo, confirmado pelo Papa Leão XII. 

Em 16/07/1930, pelo fato do santo ser desconhecido por aqui, por causa da notoriedade da nova santa, e pelo fato da República precisar de um símbolo completamente seu, o Papa Pio XI declarou Aparecida como a nova padroeira do Brasil, sendo que o presidente Getúlio Vargas a declarou oficialmente em 31/05/ 1931.

Como a Basílica velha estava pequena para abrigar o número de visitantes, foi construído um novo templo no Morro das Pitas, que seria consagrado em 1980 pelo Papa João Paulo II.

O Santuário Nacional de Aparecida, como é chamado o complexo atual, só perde em tamanho para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O edifício principal, em forma de cruz grega, tem 173 m de comprimento e 168 m de largura. As naves têm 40 m e a cúpula, 70 m de altura, cabendo ali 45 mil pessoas. O estacionamento do complexo tem 272 mil m2 e abriga 4 mil ônibus e 6 mil carros. Atualmente a Basílica recebe cerca de 700 mil visitantes por mês.  

 

O dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida era comemorado em 08 de dezembro, mas a partir de 1954 o governo brasileiro decretou 12 de outubro como data oficial para homenageá-la.  É bom lembrar que nesse mesmo dia comemora-se também o “Dia das Crianças”  e  o  “Dia do descobrimento da América”. 

 

AUTORA DA PESQUISA

Gisele Ribeiro


 

Por: elevados.com.br

Publicado em 17/09/2014

Procedência - Gisele Ribeiro

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2018