Templo do Espírito Santo: Quem é o morador?

  
TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
Quem é o morador?
 
 
 
 
 
 
 
Não conheço todas as pessoas que moram na rua aqui de casa. Alguns eu cumprimento por educação e nem sei o nome, mas sei em qual casa moram, se é a da esquina ou aquela lá embaixo de muro alto. Pois é, de alguma forma não são estranhos os moradores da mesma rua. 
 
 
A CASA DO ESPÍRITO SANTO
 
 
Estudando o texto Bíblico “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” (João 14.17), parei para meditar no seguinte: Nós, os cristãos, somos feitos a habitação do Espírito Santo, a partir do momento em que nos arrependemos de nossos pecados e aceitamos a Cristo. 
 
Prestando atenção no que o Mestre disse (estará em vós), sabemos que dentro de nós habita o Espírito da verdade, o outro Consolador, o Espírito Santo. Jesus ainda disse nesse mesmo texto: “Se alguém me ama guardará a minha Palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. 
 
Já parou para pensar nisso? É uma promessa feita não por um ser humano qualquer, que pode mentir, falhar e arrepender do que promete, mas feita por um humano que é santo e irrepreensível. Essa promessa foi feita pelo Filho de Deus, aquele que veio ao mundo salvar o pecador.
 
 
QUEM MORA NAS OUTRAS CASAS?
 
 
A Palavra de Deus registrada na carta aos Coríntios diz: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19) Todo ser humano é uma casa e essa casa não fica sem morador. Porém, se não é todo mundo que tem o Espírito Santo como morador, quem será que mora nas outras casas não habitadas pela glória de Deus? 
 
Ao desobedecer a voz de Deus, Adão e toda a raça humana foram contaminados pelo pecado que causa divisão entre os homens e Deus, e isso significa que, ao pecar, o homem perde a comunhão com Deus, ou seja, deixa de ter o Espírito Santo, sendo condenado às trevas e debilidade espiritual. A partir desse momento, esse homem pecador não compreende mais as coisas de Deus, deixando de cumprir as Suas Leis. Ele se torna um transgressor, passando a carregar em si uma culpa que não tem como pagar. 
 
Esse pecador agora se torna habitação, ou seja, tem comunhão com o adversário de sua própria alma, cometendo cada vez mais erros, que o destrói. Por exemplo: vícios, prostituição, roubos, assassinatos, mentiras, adultérios, fornicação, violência, etc. Todas essas ações são resultados de uma vida destituída da presença de Deus. 
 
 
EXEMPLOS DE OUTROS MORADORES
 
 
A Bíblia nos conta sobre várias pessoas que tiveram seus corpos habitados por espíritos maus, e Maria Madalena, da qual saíram sete demônios (Lucas 8.2), é um desses exemplos. 
 
Marcos 5 nos mostra o tamanho da misericórdia de Deus, texto que narra um dos propósitos de Deus ao enviar Jesus ao mundo, quando conta a história do endemoninhado gadarenos, homem que morava nos sepulcros, arrebentava as cadeias que tentavam prendê-lo e ninguém conseguia acalmá-lo, uma vez que ele feria a si próprio com pedras. “Jesus, ao ver esse homem, disse: Sai deste homem, espírito imundo. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.”  E Jesus os expulsou e aquele homem, antes endemoninhado, estava agora livre e anunciando as grandes coisas que Jesus fizera por Ele. 
 
Lucas nos prova que não existe casa vazia. Disse Jesus: “Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e não o achando, diz: Tornarei para minha casa de onde saí. E chegando acha-a varrida e adornada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele; e entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro” (Lucas 11:24-26). 
 
Como se vê, o homem que se arrepende de seus pecados e entrega a sua vida a Cristo, torna-se a habitação perfeita para o Espírito Santo.
 
 
QUEM HABITA DENTRO DE VOCÊ?
 
 
Como está sua vida? Ela é resultado de uma casa bem cuidada pelo morador ou está meio estragada ou até mesmo caindo aos pedaços? "E aquele que guarda os Seus mandamentos, nele está, e Ele nele. E nisto conhecemos que Ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado" (1João 3:24). É hora de se preocupar com isto: Quem é o morador?
 
 
 

AUTOR DESCONHECIDO
www.achandotesouros.blogspot.com
2010

 

Por: AUTOR DESCONHECIDO

Publicado em 14/03/2015

Procedência - achandotesouros.blogspot.com

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2018