Patriarcas de Israel

 

 

 OS PATRIARCAS

HISTÓRIA BÍBLICA

 

 

 

Para quem não sabe, de acordo com a Bíblia, antes das águas do dilúvio as pessoas viviam muito mais tempo, a maioria em torno de centenas de anos. Para se ter uma ideia melhor, mostramos abaixo uma tabela com patriarcas mais conhecidos, a partir de Adão até Jacó, e depois registramos algumas curiosidades e fatos pitorescos envolvendo esses homens históricos..

 

 

Apesar de Abraão sempre ter obedecido a Deus, na sua caminhada com Ele, nunca tinha chegado ao ponto de ter que sacrificar o próprio filho Isaque (Gênesis 22:2). Sua obediência foi imediata, embora não tenha comunicado a seu filho o que aconteceria com ele lá no monte, nas terras de Moriá. A obediência de Abraão diante de um comando tão difícil exaltou o amor soberano de Deus, Sua bondade, o fato de que Ele é digno de confiança, e nos deixou um exemplo a seguir. Sua fé no Deus que ele passou a conhecer e amar colocou Abraão na lista de heróis da fé em Hebreus 11.  Como todos sabem, o sacrifício não se consumou, porque Deus apenas estava testando a obediência e a fé de Abraão. (Gênesis 22:3-13)

 

 

1. Por amor a Abraão, antes de destruir a Sodoma e Gomorra o Senhor retirou daquele local a Ló, seu sobrinho, juntamente com a esposa e filhas, dirigindo-os para as montanhas. A esposa, como se sabe, olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal, enquanto que Ló e as filhas passaram a viver numa caverna acima de Zoar. (Gênesis 19:21-30)

2. As filhas de Ló moravam com ele num lugar distante, e temiam pelo fato de nunca poderem ter relações com homens e daí suscitarem descendência ao seu pai. Resolveram embebedar o pai com vinho e depois deitarem com ele, a primogênita naquela noite e a mais nova na noite seguinte. Daí nasceram Moabe (que viria a ser o pai dos moabitas) e Bem-Ami (que viria a ser o pai dos amonitas). Dessa forma, é curioso, mas Ló tornou-se ao mesmo tempo, pai e avôs desses dois homens.  (Gênesis 20:30-38)

 

 

Já velho, o patriarca Jacó, que era chamado por Deus de Israel, reuniu os 12 filhos para abençoá-los. No momento da bênção sobre Dã, disse-lhe que teria a unção para julgar o seu povo, como uma das tribos de Israel, procedendo como serpente à beira do caminho, que morde os calcanhares do cavalo fazendo com que seu cavaleiro caia de cima dele. (Gênesis 49:17)

,

Matusalém é considerado o homem de maior longevidade na história da humanidade, completando 969 anos. Como curiosidade, ele era filho de Enoque, aquele que andava com Deus (Gênesis 5:21-27), pai de Lameque e avô de Noé, o construtor da arca. Segundo cálculos de pesquisadores, Matusalém viveu até bem perto do dilúvio. 

 

 

A história fantástica sobre Noé é a construção da arca do dilúvio. Arrependido de ter criado a homem, Deus decidiu extinguir os pecadores da face da terra, ordenando a Noé que construísse a tal arca onde ele e sua família seriam salvos de um dilúvio cujas proporções nunca haviam sido vistas (Leia Gênesis 6). Mandou também levar na embarcação dois representantes de cada espécie de seres viventes (macho e fêmea). Resumindo, quando, finalmente, a chuva parou, a arca parou sobre o monte Ararat, e Deus pôde abençoar a Noé e sua família, dizendo que eles deveriam frutificar, multiplicando-se sobre a terra. Os leitores poderão conhecer os detalhes dessa história nos capítulos  6,7,8 e 9 do livro de Gênesis. 

 

 

PESQUISA

Walmir Damiani Corrêa

Por: Walmir Damiani Corrêa

Publicado em 29/05/2016

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2019