Composição da Bíblia

 

COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA

CURIOSIDADES

 

 

Apresentamos, a partir de agora, uma série de curiosidades ou fatos pitorescos ligados aos à composição da Bíblia, de uma maneira geral, livro a livro. A relação poderá ir sofrendo acréscimos à medida que outras curiosidades forem surgindo. Para facilitar a leitura, nós separamos as curiosidades por assunto, em seções.

Como anexamos a citação bíblica para cada fato, nosso leitor poderá ampliar seu conhecimento ao pesquisar os textos de forma a tomar conhecimento do contexto.

As primeiras traduções foram feitas por Wycliffe para o inglês (1380) e por Martinho Lutero para o alemão (1550).

 

O Antigo Testamento termina com uma maldição (Malaquias 4:6), enquanto que o Novo Testamento termina com uma bênção. (Apocalipse 22:21)

 

O primeiro livro bíblico a ser escrito foi Gênesis, enquanto que o último foi Terceira Epístola de João. Há quem diga, porém, que o primeiro livro a ser escrito tenha sido Jó, autoria de Moisés, enquanto estava no deserto. 

 

Quanto ao Novo Testamento, especificamente, considera-se TIAGO como o primeiro livro a ter sido escrito, por volta dos anos 45 a 48 d.C. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas só foram escritos mais tarde. 

 

Durante um período de 400 anos entre o último livro do Antigo Testamento e o primeiro do Novo Testamento, foram escritos alguns livros não inspirados por Deus, que são chamados de “apócrifos”, justamente os livros excedentes que foram acrescentados na Bíblia Católica. 

 

Os salmos 14 e 53 nas Escrituras Sagradas possuem exatamente o mesmo texto, e não sabemos qual o motivo dessa coincidência.

 

Existem dois salmos nas Escrituras Sagradas que possuem o mesmo texto, sendo eles os de número 14 e 53.

 

As Epístolas (cartas) do Novo testamento foram escritas pelos apóstolos antes dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Depois que eles e todas as pessoas que tinham conhecido a Jesus morreram, não havia mais ninguém para contar as histórias sobre a vida de Jesus e por isso foram escritos os Evangelhos, para que tudo o que Jesus fez e ensinou fosse preservado para sempre. (Lucas 1:1-4)

 

Nenhum dos livros da Bíblia recebeu qualquer título, na época em foram escritos. Os títulos dos 66 livros só apareceram muitos anos depois que os livros já estavam circulando.

 

Sem qualquer explicação aparente, existem três livros na Bíblia que acabam com um ponto de interrogação: Lamentações, Jonas e Naum.

 

Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: “Porque a Sua misericórdia dura para sempre.”

 

O primeiro salmo na Bíblia não se encontra junto aos outros no livro especial, escrito por Davi em memória do rei Saul e de seu filho Jônatas, amigo inseparável de Davi. (2 Samuel 1:19-27)

 

Existem quatro versículos no Salmo 107 que são escritos exatamente da mesma forma, ou seja o 08, o 15, o 21 e o 31. Eles dizem o seguinte: “Deem graças ao Senhor pelo seu constante amor, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens”

 

Interessante registrar que a palavra DEUS não aparece nos livros de Cantares e de Ester.

 

 

AUTOR DA PESQUISA

Walmir Damiani Corrêa

Por: Walmir Damiani Corrêa

Publicado em 11/06/2016

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2018