Palavras Significativas

 

PALAVRAS SIGNIFICATIVAS

CULTURA BÍBLICA

 

Depois de uma breve pesquisa, apresentamos uma série de palavras que possuem um sentido bastante significativo nos textos sagrados, termos repetidos exaustivamente nas pregações e estudos da Bíblia Sagrada. Logicamente, essa relação de palavras poderá ir sofrendo acréscimos à medida que formos descobrindo outras palavras. E para facilitar uma possível pesquisa futura, vamos registrar as palavras em ordem alfabética.

Como normalmente fazemos a citação bíblica de uso dessas palavras, isso poderá incentivar nosso leitor a ampliar seu conhecimento de pesquisa dos textos envolvidos, de modo a tomar conhecimento do contexto.

 

ABA

Esta é uma palavra aramaica que significa simplesmente “pai”. Quando na oração Jesus disse “aba”, o autor do livro estava apenas querendo dizer qual foi a palavra exata que saiu da boca de Jesus. (Marcos 14:36)

ADÃO

A Bíblia conta que Adão foi criado à semelhança de Deus e que Sete nasceu à semelhança de Adão. O nome Adão se origina do hebraico Adama, que significa terra. (Gênesis 5:3)

APOCALIPSE

Essa palavra significa revelação, tendo, no grego, a mesma raiz do verso “apocalipto”, que significa “tirar o véu”. O último livro da Bíblia tem este nome porque se propõe revelar as coisas que estão encobertas para os últimos dias.

BABEL

Essa palavra significa confusão, e passou a identificar o lugar onde Deus confundiu as línguas dos homens. Foi a partir daí que surgiram os diferentes idiomas no mundo. (Gênesis 11:9)

BABILÔNIA

Famosa por sua crueldade nos tempos do Antigo Testamento, ela localiza-se hoje num deserto dentro do Iraque. Existe uma tendência no governo iraquiano em reedificar essa antiga cidade.

BEM-AVENTURADO

Esse adjetivo significa que uma pessoa é venturosa, altamente feliz. (Salmo 1:1 e Salmo 119:1)

BÍBLIA 

Essa palavra vem do grego “Biblion”, que significa “livro”, cujo plural é "Biblia", que significa simplesmente “livros”.

CINZA

Nos livros de Jó, Daniel, Jonas, Mateus e Lucas a palavra cinza aparece metaforicamente com o significado de arrependimento.

CRISTÃOS

A primeira vez em que se tem notícia do uso da palavra cristãos aconteceu em Antioquia, quando as pessoas passaram a usar essa forma para identificar os missionários seguidores de Cristo. (Atos 11:26)

ESCRIBAS

Tinham esse nome porque copiavam à mão as sagradas escrituras. O trabalho repetitivo trouxe-lhes conhecimentos que chegaram a render-lhes o título de “doutores da Lei”. Pelo fato da maioria ser contra o Cristianismo, foram duramente criticados por Jesus. (Mateus 23:2)

EVANGELHO

Apesar dos evangelhos significarem a história do ministério de Jesus, as Suas obras, morte e ressurreição, essa palavra quer dizer “Boa Nova” ou “Boa Notícia”. (Marcos 1:1)

GÓLGOTA

Essa palavra significa literalmente “caveira”, nome do lugar onde Jesus foi crucificado. A origem deve ser pela lembrança de morte que as crucificações traziam àquele lugar. (João 19:17) 

JACÓ

Nome próprio que vem do hebraico “Yaqôbh”, que em grego significa “Iakobos” (Thiago) e no inglês quer dizer “James”. De acordo com muitos estudiosos, seu significado é “usurpador” 

JUDEU

Era o nome dado ao povo que compunha a tribo de Judá. Com o passar do tempo, todos os israelitas passaram a ser chamados de judeus, pois hoje a nação de Israel ocupa apenas a região que era ocupada pela tribo de Judá. Se alguém tem descendência judaica, então é um judeu, mesmo que venha a nascer em outro país. (Romanos 1:16)

MARA

Enquanto conduzia o povo hebreu pelo deserto, rumo à Terra Prometida, os hebreus chegaram a um lugar chamado Mara, cujas águas eram amargas. Diante da murmuração do povo, Moisés arrancou uma árvore, jogou-a nas águas e elas se tornaram doces até os dias de hoje. Daí o surgimento da expressão mara, que significa amarga.  (Êxodo 15:23-25)

ODRE

A primeira menção bíblica sobre um odre de vinho aconteceu quando Ana preparava seus mantimentos para a viagem em que entregaria o seu filho Samuel no templo, em Siló. Trata-se de uma espécie de saco feito de pele, usado para o transporte de líquidos, algo semelhante ao cantil atualmente usado no deserto. (1 Samuel 1:24)

PÁSCOA

Essa palavra só foi escrita uma vez no Novo Testamento. (Atos 12:4)

PUBLICANOS

Os cobradores de impostos, por serem funcionários públicos, eram chamados de publicanos. Eles eram detestados pelo povo, pelo fato de cobrarem taxas próprias sobre os valores estipulados pelo Império Romano. (Marcos 9:11)

SADUCEUS

Eles pertenciam a uma classe religiosa que não acreditava na ressurreição, na existência de anjos e de demônios. Na época de Jesus eles eram uma minoria, apesar de possuírem um poder religioso e político maior do que a maioria da população. (Marcos 12:18)

TERRA SANTA

O livro de Zacarias se encarregou de registrar a expressão Terra Santa para designar a Palestina. (Zacarias 2:12)

ÚLTIMO

Foram três as oportunidades em que Cristo considerou-se o último nos textos registrados em Apocalipse. (Apocalipse 1:17; Apocalipse 2:8; Apocalipse 22:13)

VOTO

Significa promessa, compromisso, pacto ou acordo que alguém faz com outra pessoa. Normalmente os personagens do Antigo Testamento faziam votos (promessas) a Deus, para que Ele lhes abençoasse em algum empreendimento ou necessidade particular. Uma pessoa que faz votos mas não cumpre é uma pessoa infiel, e por isso deve pensar muito bem antes de prometer alguma coisa a Deus. (Salmo 116.14)

 

 

AUTOR DA PESQUISA

Walmir Damiani Corrêa

 

 

Por: Walmir Damiani Corrêa

Publicado em 15/06/2016

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2020