Curiosidades do Antigo Testamento

 

CURIOSIDADES DO

ANTIGO TESTAMENTO

 

 

Resultado de uma pesquisa, apresentamos uma série de fatos curiosos registrados nas histórias do Antigo Testamento das Escrituras Sagradas, série essa que poderá ir sofrendo acréscimos à medida que formos tendo contato com outros fatos também curiosos.

Como normalmente registramos a citação bíblica desses fatos pitorescos, isso poderá incentivar nosso leitor a ampliar seu conhecimento de pesquisa dos assuntos envolvidos, de modo a tomar melhor conhecimento do seu contexto.

 

MOISÉS, O AUTOR DO PENTATEUCO

 

Durante anos, os céticos defendiam a ideia de que Moisés não poderia ter escrito os cinco primeiros livros da Bíblia porque a escrita era desconhecida na sua época (1500 a.C).  A ciência da arqueologia, porém, encarregou-se de provar, mais tarde, que a escrita já era conhecida milhares de anos antes dos dias de Moisés. Os sumérios, por exemplo, já escreviam por volta de 4000 a.C., e os egípcios e babilônios quase nessa mesma época.

 

AS 12 TRIBOS DE ISRAEL

 

Jacó, que depois veio a ser chamado de Israel por Deus, manteve várias esposas e concubinas e foi com todas elas que teve os 12 filhos que mais tarde formariam as 12 tribos de Israel. Seus filhos foram: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulon (com Lia), José e Benjamin (com Raquel), Dã e Naftali (com Bila, serva de Raquel) e ainda Gade e Aser (com Zilpa, serva de Lia).

Rúben, filho de Lia, era o primogênito de todos os filhos de Jacó, mas perdeu a progenitura quando deitou-se com Bila, concubina de seu pai, e mãe de seus meio-irmãos Dã e Naftali. Por essa ousadia, Rúben perdeu o direito à progenitura. (Gênesis 35:22)

 

ISMAEL, O FILHO BASTARDO

 

Ismael, o filho de Abraão com a escrava Agar, era flecheiro, um homem meio selvagem. Como curiosidade, podemos registrar que tanto sua mãe como sua esposa eram de origem egípcia. (Gênesis 16:3,11 e Gênesis 21:20,21) 

Outra curiosidade sobre Ismael é que os árabes atuais são semitas e acreditam descender de desse primeiro filho de Abraão. 

 

DOIS SALMOS IGUAIS?

 

Não achamos explicação para isso, mas os salmos 14 e 53 têm os textos praticamente iguais, sendo que as diferenças notadas são interpretativas ou de tradução diferente, mas sem dúvida mantendo a mesma mensagem.

 

OS PONTOS CARDEAIS

 

Em todo o Antigo Testamento, a Bíblia só menciona os quatro pontos cardeais uma vez, e isso aconteceu na conversa entre Deus e Abraão, quando o Senhor mostrava a Abraão tudo o que Ele estava lhe dando. (Gênesis 13:14)

 

80 CORPOS JOGADOS NUM POÇO

 

Uma violência bastante curiosa: depois de matar a 80 homens, Ismael (filho de Netanias) jogou os seus corpos num poço. (Jeremias 41:2-9)

 

MEDO DE ASSOMBRAÇÃO

Elifaz, amigo de Jó, afirma ter visto um espírito passar perto dele, o que lhe causou arrepios nos cabelos do corpo. (Jó 4:15)

 

O CONSTRUTOR DA ARCA DA ALIANÇA

 

A Arca da Aliança foi construída por Bezaleel. Segundo o texto bíblico, ela foi feita de madeira de acácia, coberta de ouro puro por dentro e por fora, munida de quatro argolas para suportar as varas no transporte. Em  medidas brasileiras, a arca tinha 1.23 metros de comprimento, 74 cm de altura e 74 cm de largura. (Êxodo 37:1-5) 

 

CIDADES DESTRUÍDAS POR DEUS

 

A maioria das pessoas só conhece a história de duas cidades que Deus destruiu, mas foram quatro, ao todo: Somoda, Gomorra, Admá e Zeboim.  Os textos originais da Bíblia não conseguiriam descrever o que aconteceu ali em Sodoma, mas acredita-se numa destruição semelhante às atuais, promovidas por bomba atômica. (Deuteronômio 29:23)

 

TESOURARIA DA CASA DO SENHOR

 

O livro de Reis registra a presença de um cofre onde era guardado o dinheiro trazido pelas pessoas para a Casa do Senhor. O dinheiro era recolhido, contado, ensacado e guardado.  (2 Reis 12:9-11)

 

O TABERNÁCULO DO DESERTO ERA UM TEMPLO?

 

A única vez em que o tabernáculo do deserto foi chamado de “Templo do Senhor” foi no livro de Samuel. (1 Samuel 3:3)

 

DEUS E SEUS AMIGOS

 

Uma reflexão curiosa: Noé obedeceu a Deus (Hebreus 11:6); Abel veio para Deus (Hebreus 11:4); Enoque andou com Deus (Hebreus 11:5). 

 

A HARPA DO ANTIGO TESTAMENTO

 

A primeira citação bíblica sobre instrumento musical fala da harpa e da flauta, por causa de um descendente de Caim, chamado Jubal, considerado o pai de todos os músicos desses instrumentos. (Gênesis 4:21)

 

JETRO ACONSELHA SEU GENRO MOISÉS

 

Moisés enfrentou problemas na organização e convivência de todos os hebreus enquanto iam pelo deserto, na viagem em direção à Terra Prometida. Foi seu sogro Jetro, que o visitava, quem lhe deu alguns conselhos sábios sobre como fazer isso. (Êxodo 18:13-24)

 

FESTA DAS SEMANAS

 

A Festa das Semanas, também conhecida como Festa da Colheita, era uma tradicional solenidade israelita, que acontecia no momento em que as foices iniciavam a colheita. Normalmente, isso durava sete semanas. (Deuteronômio 16:1-10)

 

SALMO 147 E A NEVE

 

Ao engrandecer as grandes coisas da natureza, o Salmo 147 fala de assuntos um pouco curiosos dentro da cultura judaica, como gelo, neve e geada. (Salmo 147:16,17)

 

AS LAGARTIXAS REAIS

 

Em seus escritos, o proverbialista Agur mencionou a presença de lagartixas nos palácios reais, especificando que era um animal que podia ser apanhado com as mãos. (Provérbios 30:28)

 

BIGAMIA: QUE COISA MAIS ANTIGA !!!

 

O primeiro registro de bigamia na Bíblia aconteceu com Lameque, que tomou para si duas mulheres: Ada e Zilá. (Gênesis 4:19) 

 

ESPIRRO NÃO TEM NACIONALIDADE

 

A Bíblia menciona até alguém espirrando. Essa situação ocorreu com o filho da mulher sunamita, aquele menino que morreu sentindo uma terrível dor de cabeça. Quando o profeta Eliseu orou sobre ele, o garoto espirrou 7 vezes, abriu os olhos e voltou à vida. (2 Reis 4:35)

 

QUEM COM FERRO FERE...

 

Hamã, servo do rei Assuero, pretendia de toda forma levar o hebreu Mordecai à forca, acusando-o de muitas coisas para que isso se realizasse. Entretanto, ele é que foi enforcado nessa forca que ele havia mandado construir. (Ester 7:10)

E por falar em enforcamento, a primeira referência bíblica a uma pessoa enforcada foi a do padeiro-chefe no Egito, na época de José. (Gênesis 40:22)

 

E POR FALAR EM JOSÉ...

 

Por falar em José, este é o primeiro registro bíblico de um homem se barbeando, fato que aconteceu na prisão, no momento em que foi chamado para se apresentar diante do Faraó. (Gênesis 41:14)

 

QUE CONFUSÃO MISERÁVEL!!!

 

Todos devem se lembrar de Ló, o sobrinho de Abraão que teve que fugir de Sodoma com suas duas filhas, porque a cidade seria destruída por Deus. Em seguida, ele foi embebedado pelas suas filhas para que a família pudesse continuar. Como cada uma delas engravidou e teve um filho do seu pai, criou-se a seguinte confusão: Ló tornou-se pai de Moabe e de Bem-ami e, ao mesmo tempo, também torn avô dos dois.  (Gênesis 19:36-38) 

 

ECONOMIA FORÇADA

 

Durante os 40 anos no deserto, os israelitas não comeram pão, não beberam vinho e nem bebidas fortes. E outro detalhe interessante: suas sandálias não se gastaram. (Deuteronômio 29:5,6)

 

QUEIJO NO VELHO TESTAMENTO

 

A primeira vez em que a palavra queijo é mencionada na Bíblia foi quando Jessé mandou seu filho Davi levar queijos para um comandante militar, e também para que visitasse seus irmãos mais velhos que estavam na frente de batalha contra os filisteus. (1 Samuel 17:18)

 

40 DIAS DE JEJUM !!!

 

Sempre que se fala que alguém jejuou por 40 dias e 40 noites, logo vem à lembrança Jesus no deserto, antes de dar partida ao Seu ministério aqui na terra. Porém, duas pessoas antes dEle já haviam jejuado esse mesmo tempo: Elias (1 Reis 19:8) e Moisés (Deuteronômio 9:9)

 

COM QUEM CAIM SE CASOU?

 

Até o capítulo 5 de Gênesis vemos que Adão e Eva só tiveram a Caim e Abel, mas a partir daí eles tiveram outros filhos. Sendo assim, Caim só pode ter casado com uma das irmãs que vieram da segunda parte da união entre Adão e Eva. (Gênesis 5)


LOOK DOS ANTIGOS SACERDOTES

 

O livro do profeta Ezequiel registra que os filhos de Zadoque, que eram sacerdotes levitas, não podiam usar vestes de lã, durante os serviços de sacrifícios para que não viessem a transpirar. (Ezequiel 44:17) 

 

A ESPANHA NO ANTIGO TESTAMENTO

 

A Espanha já aparece nos textos do Antigo Testamento, mas antes tinha o nome de Tarsis, local para onde Jonas pretendia ir, para fugir da presença do Senhor (Jonas 1:3). Essa região foi povoada, inicialmente, pela prole de Társis, homem que era filho de Javã e neto de Jafé, que migraram para aquelas terras durante os séculos que se seguiram ao dilúvio. 

 

AMÓS E AS VACAS DE BASÃ

 

O profeta Amós comparou as mulheres de Basã com vacas, porque elas oprimiam os pobres e induziam seus maridos a se embebedarem. Por ocupação, Amós era boiadeiro, cuidava de rebanhos, daí a sua tendência em comparar tudo e todos com as coisas com que costumava trabalhar diariamente. Brincando um pouco com o nosso amigo Amós, se ele dissesse essas coisas hoje, possivelmente seria processado pela Lei Maria da Penha. (Amós 4:1)

 

VIVA O REI !!!

 

A aclamação Viva o Rei! é muito comum atualmente, mas a primeira vez em que foi utilizada na Bíblia foi para aclamar a Joás no momento em que sucedeu a seu pai, proclamação essa garantida pelo sacerdote Jeoiada. (2 Reis 11:12)  

 

DAVI, O REI MAIS TOP DE ISRAEL

 

Se provocarmos uma pesquisa em todo o compêndio bíblico, veremos que o nome próprio DAVI é o que mais aparece em toda a Bíblia. Vale registrar que este nome tem o significado de “amado”. (J. Davis, p.149)

 

 

FONTES PESQUISADAS

 

ANDERSON, Mac. Curiosidades Bíblicas. www.macanderson.com.br

HISTÓRIAS BÍBLICAS. www.historiasbiblicas.advir.com

 


AUTOR DA PESQUISA

Walmir Damiani Corrêa

Por: Walmir Damiani Corrêa

Publicado em 16/06/2016

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2018