Caráter e reputação

 

CARÁTER E REPUTAÇÃO

 

 

Caráter e reputação... Eu costumo dizer que a maior crise do Brasil não é política, não é econômica e não é social. A maior crise da nossa nação é moral. 

Eu também costumo dizer que a maior herança que um pai pode deixar para o seu filho não é uma fazenda com muitas cabeças de gado, nem dezenas de casas alugadas, não são milhares de reais investidos na bolsa de valores... Não, a maior herança que um pai pode deixar para o seu filho é o seu caráter, é a sua integridade.

Mas, afinal de contas, o que significa caráter e reputação? Eu poderia dizer que reputação é o que as pessoas pensam que você é, o que elas pensam que eu sou. Já caráter, é o que Deus sabe que você é, e o que Deus sabe que eu sou. 

Eu gosto muito do que disse o jornalista Arnaldo Jabour: “Reputação é o que as pessoas dizem sobre aquele que morreu diante do seu túmulo, mas caráter é o que os anjos dizem sobre esse que morreu, diante de Deus. Caráter é o que você é quando ninguém está te observando.”

Caráter e reputação... Esta é a maior crise que uma família pode sofrer, a crise moral, a falta de caráter, a falta de integridade... Outro dia alguém me perguntou: “Josué, onde é que nasce um corrupto? É em Brasília?” Não, o corrupto nasce dentro de uma família aonde os filhos veem o pai sonegando impostos, subornando o guarda, comprando um CD, um relógio ou uma bolsa pirata. O corrupto nasce aonde os filhos veem o pai ou a mãe mentindo, faltando com a verdade, falsificando. O corrupto nasce quando um filho vê aquilo que outra criança viu outro dia. Ela foi com o pai num restaurante e havia uma placa no restaurante, avisando que até seis anos a criança não pagaria.  O pai logo pensou: Vou “faturar” uma refeição para o meu filho. Quando ele chegou na porta do restaurante, alo garçom lhe perguntou: “Quantos anos tem esse menino?” O pai prontamente respondeu: “Ele tem seis anos.” O menino, com aquele santo orgulho de estar ganhando idade, retrucou: “Papai, eu fiz oito anos na semana passada!” 

Esse pai está ensinando corrupção para o seu filho. Prestem atenção! Corrupção não é só aquilo que acontece lá no governo federal, no governo estadual ou no municipal; Não, existem também pequenas corrupções, que no fundo são tão graves quanto àquelas que acontecem nos altos escalões do governo. Por exemplo: estacionar seu carro na vaga do idoso, quando você não é idoso;  estacionar na vaga de um deficiente, quando você não é deficiente; estacionar o seu carro num lugar proibido, achando que isso não tem problema... Furar uma fila, colar um trabalho escolar na internet, e depois dizer que foi você quem fez. Isso também é corrupção!  

Mahatma Gandhi disse uma frase da qual eu gosto muito: “Seja você a mudança que você quer ver no mundo”, a mudança pela qual você está torcendo que aconteça.

Caráter, reputação, integridade...  Eu tenho um discípulo que é muito íntegro. Um dia ele estava manobrando o seu carro num estacionamento, quando bateu na lateral de outro carro. Ninguém presenciou o fato. Ele desceu do carro, deu uma olhada no “estrago” e constatou que foi grande. Ele poderia ter ido embora, pois ninguém estava ali observando o que acontecera. Mas ele pega um papel e escreve: “Meu nome é tal, e este é o meu telefone. Bati na lateral do seu carro e quero pagar o prejuízo.” No outro dia, quando o dono do carro amassado ligou para ele, respondeu prontamente: “Faça uns três ou quatro orçamentos e depois ligue para mim.” 

Você sabe qual foi o valor do prejuízo do meu amigo? Três mil e oitocentos reais. Você pode até dizer assim: Talvez eu não tivesse agido dessa forma. Porém, eu lhe pergunto: qual é o preço da sua moral, da sua integridade? Quanto custa a verdade para você? Quanto custa o seu caráter?

Olhe, caráter é o maior valor, é o maior legado, a maior herança que um pai pode deixar para os seus filhos. Quando os seus filhos pensam em “verdade”, será que eles lembram de você? Quando seus filhos pensam em “honestidade”, eles lembram de você? Quando seus filhos pensam em lealdade, fidelidade, será que eles lembram de você?  

Caráter e reputação...  A minha proposta para você é esta: Seja a mudança que você quer ver, tanto na sua casa, como na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, e na sua nação! 

Pense nisso: caráter e reputação.

 

AUTOR

Pr. Josué Gonçalves


 

Observação: Esta mensagem e muitas outras estão à disposição no Youtube para toda pessoa que tiver a bênção de possuir um computador ligado à internet. Costumamos dizer que tudo isso é um poço sem fundo para nadarmos. 

Quando encontrar coisas que não prestam, na internet, seja maduro o suficiente para passar por cima dessas coisas e ficar só com aquelas que os filhos de Deus têm deixado ali para você. Ter esse discernimento, é uma forma de se possuir um bom caráter.

 

 

Por: Pr. Josué Gonçalves

Publicado em 22/06/2017

Procedência - Youtube

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2017