Provérbios para os pais: Por que a Palavra é tão importante

 

PROVÉRBIOS PARA OS PAIS

POR QUE A PALAVRA É TÃO IMPORTANTE

 

 

O capítulo 2 de Provérbios mostra a importância da Palavra de Deus na vida de uma pessoa. Essa palavra é mais preciosa que a prata e o ouro e tem o poder de, como um escudo, guardar aqueles que a buscam, tanto dos dias maus como das paixões da mocidade; o resultado de amar e praticar essa Palavra será herdar a Terra com Cristo.

Os pais devem incutir nos filhos, desde cedo, a Palavra de Deus. Estamos em meio às descobertas científicas e tecnológicas, mas a premissa de que as pessoas estão mais necessitadas da Palavra de Deus que outrora é uma forte verdade. A Palavra de Deus nunca ficará ultrapassada. Por isso, pais, continuem se esforçando para ajudar seus filhos a guardar os mandamentos do Senhor. A Palavra de Deus é mais consistente que o Céu e a Terra porque é o próprio Deus (Mateus 24:35; João 1:1,14).

Os filhos devem ser ajudados a buscar, dar atenção e aceitar o entendimento e o conhecimento divinos. Se eles forem ensinados a converter seu coração ao Senhor, certamente Deus cuidará de inscrever Suas palavras neles. Todavia isso não acontecerá se os pais não forem os primeiros a amar e a buscar a Palavra de Deus. 

As palavras que podem gerar vida e transformar o homem são como a prata e o ouro, que precisam de labor para ser encontrados.  Quanto tempo vocês gastam com a Palavra de Deus, lendo-a e procurando aplicá-las em seu viver? A Bíblia tem milhares de versículos e capítulos, mas a apalavra rhema, isto é, a palavra atual, o falar presente e momentâneo do Senhor, o falar que se destina a atender nossas necessidades, é como a prata e o ouro que devem ser criteriosamente procurados. 

É possível que você tenha lido a Bíblia ultimamente, mas em qual parte da leitura você ouviu Deus falando com você? Na verdade, para alguém ouvir diretamente o falar pessoal do Senhor é necessário mais do que leitura, é necessário ainda orar, buscar, humilhar-se e até chorar diante do Senhor para que Ele tenha misericórdia e fale conosco. Se a Palavra de Deus não tocar inicialmente os pais, poucas serão as chances de ela fazer alguma coisa mais profunda nos filhos.

Por que é tão importante a Palavra de Deus ser trabalhada e forjada no coração dos filhos? Porque eles estão no mundo, que é extremamente hostil e ofensivo. O caminho para livrar os filhos do mundo não é retirando-os do mundo, mas guardando-os dos perigos do mundo pelo poder santificador da Palavra. O próprio Senhor Jesus não orou para que Seus discípulos saíssem do mundo, mas que, tão somente, fossem guardados do mundo pela Palavra (João 17:15-17).

Como não há como nossos filhos serem vigiados vinte e quatro horas por dia, então o que fazer para serem salvos do mundo? A melhor maneira é fazer com que a Palavra santa seja esculpida neles. Assim, enquanto estiverem em contato com as outras pessoas do mundo, eles serão guardados em suas veredas e em seus caminhos. Quando a Palavra de Deus é trabalhada em uma pessoa, ela se torna um escudo para ela (Efésios 6).

Quando a Palavra de Deus é trabalhada no coração dos filhos, eles ficam cheios dos pensamentos de Deus, o que é expresso por meio de palavras positivas e capazes de alimentar aqueles que a ouvem. E, assim, sua boca pode falar palavras de louvor a Deus, de amor para com os membros da família e de encorajamento e de edificação para as pessoas que estiverem ao redor. 

Não podemos esquecer as palavras de Jesus: “A boca fala do que o coração está cheio.” Isso significa que trabalhar a Palavra no coração de nossos filhos é uma questão vital. Se as palavras de Deus não forem trabalhadas, ocorrerá o que acontece com a maioria das pessoas: a boca será usada para falar palavrões e linguagem chula, reclamar e resmungar, para falar palavras maldosas e rudes dotadas de poder de magoar e desconsiderar as pessoas.

É importante a Palavra de Deus ser inscrita no coração dos filhos porque ela enriquece o senso de discernimento que os capacita a perceber o caminho mau, as coisas perversas e as paixões da mocidade. Somente quando a Palavra de Deus é trabalhada nos filhos é que sua aliança com Deus fica mais forte, sua comunhão mais estreita e o temor a Ele, mas honroso.

O prêmio final para aqueles que guardam a Palavra de Deus em seu coração é ter o direito de herdar a terra com Cristo.

 

AUTOR DESCONHECIDO

 

Por: AUTOR DESCONHECIDO

Publicado em 03/06/2018

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2018