01 - Pensadores & Frasistas

 

PENSADORES & FRASISTAS

 

 
 
 
INTRODUÇÃO
 
 
 
Nosso site tem trabalhado bastante na pesquisa de frases produzidas por autores renomados do ministério evangélico-protestante, separando cada um deles em seções individuais, tudo dentro da seção geral que leva o nome de FRASES, podendo aqui citar-se Billy Graham, Spurgeon, Toser e outros.
 
Como a quantidade de autores é muito grande, resolvemos criar esta seção chamada "Pensadores & Frasistas", onde registramos alguns outros mais comentados com suas obras
 
 
  
 
MARTIN LUTHER KING
 
 
 
 
 
  
 
MARTIN LUTHER KING JUNIOR era um ativista e pastor prostestante norte-americano, que passou sua vida lutando pelos direitos civis das pessoas negras. Seu trabalho foi tão volumoso defendendo a não-violência, que resultou no recebimento do Prêmio Nobel da Paz.
 
Suas ideias e discursos reverberam até hoje no mundo inteiro e são muitas as célebres frases proferidas pelo pastor.  Ele foi apenas o início de várias manifestações organizadas na busca pelos direitos civis dos afro-americanos.
 
 
 
Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.
 
Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente, de qualquer jeito.
 
Temos aprendido a voar com os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.
 
Nunca se esqueça que tudo o que Hitler fez na Alemanha era legal.
 
Uma das coisas importantes da não-violência é que ela não busca destruir a pessoa, mas transformá-la.
 
A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.
 
Não tentemos satisfazer a sede de liberdade bebendo da taça da amargura e do ódio.
 
Existe uma busca quase universal por respostas fáceis e soluções semi-elaboradas. Nada perturba tanto algumas pessoas como ter de pensar.
 
Devemos aceitar uma decepção, mas nunca perder a esperança infinita.
 
Nossas vidas começam a acabar no dia em que nos calamos sobre as coisas que importam.
 
Se um homem ainda não descobriu algo pelo qual ele morreria, ele não está apto a viver.
 
Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.
 
O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.
 
Não pode haver desilusão profunda onde não há amor profundo.
 
A escuridão não pode combater a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode combater o ódio, só o amor pode fazer isso.
 
  
 
JOHN WESLEY
 
 
 
 
 
 
 
JOHN WESLEY nasceu em Epworth em 28/06/1703 e faleceu em Londres em 02/03/1791. Foi um clérigo anglicano e teólogo cristão, líder e precursor do Movimento Metodista, transformando-se historicamente no maior avivacionista da Grã-Bretanha
 
A sociedade inglesa vivia momentos conturbados pela Revolução Industrial e o crescente número de desempregados, uma mescla de mendigos itinerantes, políticos corruptos, reinando o vício e a violência. O Cristianismo estava definhando, em meio à degeneração moral.
 
Criado entre 15 irmãos e filho de um ministro anglicano. John Weseley não se conformava com a decadência do cristianismo, recebendo maior educação da mãe Susanna, pois seu pai era muito ausente dos compromissos familiares. Ela educou os filhos com rigidez, disciplina de horários, tempo para conversar, estudar e orar.
 
John foi alfabetizado por sua mãe aos cinco anos de idade, tendo como “cartilha” o livro de Salmos. Aos 17 anos foi para a Universidade de Oxford, nunca abandonando o hábito de meditação na Palavra e oração. Graças ao método exigente herdado, John o implantou no seu grupo de estudo e oração e esse grupo passou a ser conhecido como os “Metodistas”. Tornou-se o maior missionário. 
 
 
 
Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e então eu lhe explicarei a Trindade.
 
Ponha fogo no seu sermão, ou ponha seu sermão no fogo.
 
Dê-me cem homens que a nada temam mais que o pecado e a nada mais desejem senão a Deus, e não me importará se eles são clérigos ou leigos. Garanto que eles sacudirão as portas do inferno e edificarão o Reino de Deus sobre a Terra. 
 
A conversão tira o cristão do mundo. A santificação tira o mundo do cristão. 
 
Tua única tarefa na Terra é esta: salvar almas. 
 
Por que toda vida eu faço as mesmas coisas e cometo os mesmos erros, se sei que estes erros vão me deixar mal? 
 
Você precisa confiar apenas na Palavra de Deus. Não confie na sua própria sabedoria, nem na de outras pessoas
 
Considero o mundo inteiro como a minha paróquia.
 
Eu creio que a santificação seja a vida de Deus na alma do homem, uma coparticipação da natureza divina (2 Pe 1.14), o sentimento que houve em Cristo (Fp 2.5), ou a renovação do nosso coração segundo a imagem daquele que nos criou (Cl 3.10)
 
Todo cristão deve estar pronto para morrer, ou para pregar.
 
Cuidado para não ser tragado pelos livros! Uma grama de amor vale mais que um quilo de conhecimento.
 
Todo o conhecimento que você deseja ter está em um único livro: a Bíblia.
 
Levanto pela manhã e presto continência para o Capitão de minha salvação, e pergunto quais são as ordens para hoje.
 
Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermões, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo.
 
Embora não possamos pensar do mesmo modo, não podemos amar de maneira igual? Não podemos ter um só coração, ainda que não tenhamos uma opinião só?
 
Qualquer que seja a causa natural, o pecado é a verdadeira causa de todos os terremotos.
Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar.
 
Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governava o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente, quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente.
 
Busquem a felicidade em Cristo e só n’Ele. Cuidem-se de não se apegar ao pó. Essa terra não é o destino de vocês.
 
O que quer que o homem possa fazer pela sua salvação não é a causa, mas o efeito da graça.
 
Deus é o gerador e causador de todo bem que está no homem ou é praticado por ele. 
 
Nós podemos levantar uma geração que saiba cantar, tocar, dançar e pregar muito bem; porém, se não conseguirmos levantar uma geração que saiba orar, seremos um povo sem a presença de Deus.
 
Sem o Espírito de Deus não conseguimos fazer nada, a não ser aumentar o número de pecados no mundo.
 
A fé cristã é não só o entendimento do Evangelho de Cristo, mas também a plena confiança no sangue de Cristo.
 
Faça todo o bem que puder, por todos os meios que puder, de todas as maneiras que puder, em todos os lugares que puder, para todas as pessoas que puder, por todo o tempo que puder.
 
No coração de todo filho do homem há um fundo inexaurível de maldade e injustiça, enraizado de forma tão profunda e firme na alma que nada, a não ser a graça toda, poderosa, pode curar.
 
A autêntica experiência de salvação é transformadora. Ou ela impacta a orientação total da vida ou não é autêntica. 
 
 
 
JOÃO CALVINO
 
 
 
 
 
 
João Calvino nasceu em 10/07/1509 na cidade de Moyon (França), falecendo em 27/05/1564 na cidade de Genebra (Suíça). 
 
Estudou gramática, filosofia, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Sua formação acadêmica  aconteceu no famoso Colégio Montaigu, na Universidade de Burges, Universidade de Orleans, Universidade de Paris e também no Colégio de la Marche.
 
Depois de formado em Direito abandou as doutrinas da Igreja Católica Romana e converteu-se ao protestantismo, iniciando uma fase de intensa colaboração com o reitor da Universidade de Paris, Nicolas Cop, quando este afirmou seu apoio às reformas de Martinho Lutero. Perseguido em Paris, onde o protestantismo foi declarado ilegal, Calvino transferiu-se para a Basiléia (Suiça), onde em 1536 publicou sua obra fundamental, a "Instituição da Religião Cristã", que passou a reunir suas doutrinas protestantres.
 
 
 
 
A fé não consiste na ignorância, mas no conhecimento. 

Deus jamais encontrará em nós algo do Seu amor, se não que Ele nos ama porque é bondoso e misericordioso. 

Os filósofos são ambiciosos e, por conseguinte, demonstram uma entranha lucidez e uma hábil ingenuidade; porém a escritura te uma esplêndida precisão e uma certeza que supera todos os filósofos. 

Se alguém anseia pela sabedoria de Deus, terá que renunciar à própria sabedoria e pedir a luz divina. 

A mente do homem é como um depósito de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo suas próprias ideias. 

O verdadeiro pastor tem duas vozes: uma para chamar as ovelhas e outra para espanhar os lobos devoradores.  

A mulher cristã passa desapercebida: sua vida destaca tanto a Cristo, que ela desaparece. 

Num estado de tranquilidade mental não há qualquer espaço para o exercício da esperança 

É inútil ensinarmos a mansidão para aqueles que ainda não iniciaram com a humildade. 

Nossa fé não tem que estar fundamentada no que nós tenhamos pensado por nós mesmos, senão no que nos fo prometido por Deus. 

É só a fé que justifica, mas a fé que justifica não está só. 
 
A infidelidade é sempre cega.
 
 
 
 
RUSSELL SHEDD
 
  
 
 
RUSSELL PHILLIP SHEDD nasceu em Alquile, Bolívia, em 10/11/1929, onde seus pais eram missionários entre os índios. Completou seus estudos nos Estados Unidos, graduando-se em Teologia pela Universidade Wheaton. Diplomou-se em Ph.D. pela Universidade de Edimburgh, na Escócia, transformando-se depois num missionário batista.
 
Transferiu-se para o Brasil em 1962 onde fundou as Edições Vida Nova, e lançou a Bíblia Shedd. Passou o resto de sua vida como conferencista, até os 87 anos, quando faleceu em 26/11/2016 na cidade de São Paulo.
 
O sentimento de perda foi muito grande, pois de certa maneira, é como se ele pertencesse a todas as igrejas e grupos por onde passou, ensinando a Bíblia. 
 
 
 
Avivamento espiritual é uma intervenção de Deus no meio de uma sociedade, provocando um movimento de volta à comunhão com Ele. É caracterizado por um retorno ao temor de Deus, seguido de confissão de pecados, conserto nos relacionamentos e restituições. Resumindo, é uma volta para Deus. 
 
Ao escolher um texto para pregar, saiba que os limites do texto devem ser naturais, podendo ser um parágrafo, um ditado, uma seção, uma parábola ou um livro inteiro. 
 
Não é tolo aquele que larga o que não pode segurar, para segurar o que não pode perder.
 
A responsabilidade do ministério é anunciar Cristo, advertir contra o erro moral e doutrinário, ensinar toda a vontade de Deus, e preparar todo homem para ser apresentado perante Deus.
 
Avivamento tem suas raízes no arrependimento. Onde não há arrependimento, não haverá avivamento.
 
Se o esforço humano tivesse conseguisse produzir santidade, então Jesus Cristo teria morrido em vão.
 
A gente tem problemas, mas não sabe que a Bíblia tem a solução. A questão é que não basta ler, mas seguir.
 
A principal característica do avivamento é a convicção de que somos pecadores.
 
Triunfo não é ausência de batalhas. Muitas vezes os soldados voltam da batalha sem braço, pernas ou com seus olhos furados, mas voltam em triunfo. As marcas do ministério ficarão em seus corpos, no coração e na alma. No grande dia do Senhor, o Grande General passará em revista as tropas. Estaremos lá, feridos, marcados, nabos, sangrando, mas finalmente estaremos lá. 
 
Os heróis são famosos, mas os santos são anônimos.
 
O cristão deve esperar no Senhor, viver vida reta, estudar as Escrituras e crescer em Cristo.
 
Quem é sábio sacrifica-se por valores eternos. O néscio, pelo prazer de alguns momentos passageiros, perde tudo que vale a pena possuir.
 
Obediência sem amor é servil. Amor sem obediência é irreal. 
 
Nunca fale do amor de Deus sem falar de Sua justiça.
 
O legalismo ofende a justiça de Deus porque julga os irmãos segundo um código moral humano e não em termos de uma comunhão com Cristo.
 
No céu, iremos teremos eternamente os breves momentos de felicidade que só experimentamos aqui neste mundo. 
 
A verdade é que os santos da história oravam por horas que pareciam minutos, enquanto nós oramos por minutos que parecem horas.
 
A morte para muitos é o fim, mas para nós, cristãos, é a volta pra casa.

Se você salvou a si mesmo,  pode decidir não ser mais salvo. Por outro lado, se foi Deus quem o salvou, você vai continuar salvo porque Deus não muda de plano.
 
Muitos homens religiosos gastam duas vezes mais esforço para chegar ao inferno do que seria necessário para alcançar ao céu. 
 
Haverá três efeitos de estar próximo a Jesus: humildade, felicidade e santidade.
 
 
 
MIKE MURDOCK
 
 
 
 
 
 
MICHAEL DEAN MURDOCK, mais conhecido como Mike Murdock, nasceu na cidade de Lake Charles, Estados Unidos, em 18/04/1946. É  um televangelista e autor de mais de 200 livros. Filho de pastor, é também pastor protestante há mais de 35 anos e conferencista internacional na área de prosperidade. Mantém no ar programas de televisão e rádio, sendo ainda compositor de algumas canções que já foram gravadas por cantores gospel.
 
 
 
A consciência é um árbitro invisível, que lhe traz desconforto quando você quebra uma lei divina.
 
O que Pedro não conseguiu aprender nos três anos em que andou com Jesus, aprendeu num dia com o Espírito Santo.
 
Judas e João tiveram o mesmo mentor. 
 
Hipocrisia é exigir dos outros aquilo que você mesmo não está disposto a fazer.
 
Nunca dê a um crítico mais tempo do que  costuma dar a um amigo.
 
A livre escolha é o divino pincel que Deus dá a todos os homens para desenharem o seu próprio futuro.
 
Jesus veio pela primeira vez para nos preparar, e virá na segunda vez para nos promover.
 
Na primeira vez em que Cristo veio, Ele foi tratado como réu; na segunda vez Ele será tratado como Juiz.
 
Se você nunca viu o castigo de Deus, como poderá acreditar em Seu amor?
 
O reconhecimento do seu valor levanta a sua confiança; o reconhecimento da sua fraqueza atiça a sua humildade. 
 
Nem sempre é possível prevenir a ocorrência de uma tragédia em torno de você, mas é possível prevenir que uma tragédia ocorra dentro de você.
 
Nunca tome uma decisão permanente por causa de um sentimento momentâneo.
 
Quando você entra no lugar secreto de oração, envolve-se com o Espírito Santo; quando sai, Ele se envolve em você
 
 
 
JOHN PIPER
 
 
 
 
 

JOHN PIPER, nasceu nas cidade de Chattanooga, no estado do Tennessee, em 11/01/1946, embora sua família logo tenha se mudado para Greenville, na Carolina do Sul. Seu pai era um evangelista itinerante, que também ministrou através de rádio internacional e cursos bíblicos. 

John se formou em Literatura no Wheaton College e estimulou seu lado poético quando estudou Literatura Romântica. Após o curso superior, ele completou um diploma de Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Fuller, em Pasadena, Califórnia. 

Piper é pastor da Bethlehem Baptista Church na cidade Minneapolis, nos Estados Unidos. 
 
 
 
 
Este é o propósito universal de Deus para todo o sofrimento cristão: mais contentamento n’Ele e menos satisfação no mundo.  
 
O amor é a expansão e o transbordar dp ´razer em Deus, que alegremente supre a necessidade dos outros.
 
Existem apenas três tipos de cristãos, quando se trata de Missões Mundiais:  os que vão com zelo, os que enviam com zelo, e os desobedientes. 
 
Não conseguir memorizar as Escrituras é o mesmo que carregar água numa peneira. 
 
Tire as minhas pernas, mas não a minha Bíblia. Eu posso chegar ao céu sem andar, mas não sem a Palavra de Deus.  
 
O novo nascimento não é sobre melhorar quem você é, mas sobre criar um novo você. 
 
A melhor maneira de desperdiçar seu púlpito é pregar seus próprios pensamentos em lugar dos pensamentos de Deus. 
 
Torne sua vida uma constante comunhão com Deus. O aroma d’ele não permanece por muito tempo em uma pessoa que não se demora na Sua presença.  
 
Quando tudo que nos impede de orar for removido, o caminho estará aberto para um rápido avanço na vida espiritual. 
 
A pergunta mais importante que podemos fazer sobre qualquer hábito, ação ou comportamento é: Isso contradiz o Evangelho?
 
Pecado é rebeldia. Em outras palavras, o pecado é a recusa em se submeter à Palavra de Deus. 
 
Enquanto você não entender que a vida cristã é uma guerra, você não entenderá para que serve a oração.  
 
Existe um tipo de covardia que fala apenas as “verdades” que são seguras para serem ditas. 
 
 
 
RALPH MAHONEY 
 
 
 
 
 
 
 
RALPH MAHONEY foi o fundador do WORLD MAP, e as últimas notícias que tivemos do seu delicado estado de saúde foi em 2015, quando lemos que ele estava aguardando sua partida para a Glória. Como estamos em 2020, cremos que o Pr. Mahoney já esteja gozando da companhia de Cristo lá no céu.
 
 
 
 A quantidade de orações que enviarmos ao céu determina a quantidade de chuva que podemos esperar no derramamento do Espírito de Deus. 
 
À medida que a maré espiritual se levanta e a fé aumenta, a oração torna-se mais real do que os problemas pelos quais oramos. 
 
O próprio Espírito se move para energizar a Palavra, e o inimigo foge, juntamente com as suas ideias e sentimentos mentirosos. 
 
Liberamos o poder de Deus aqui na Terra quando Lhe damos alguma matéria-prima no céu. 
 
O perdão é a chave principal para a cura interior.
 
Se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa. 
 
A fé faz com que tenhamos dores de parto durante a oração, a fim de que a Palavra e o propósito de Deus possam ser gerados. 
 
A questão não é se somos salvos, mas se somos aprovados. 
 
À medida que nos deleitamos em fazer a vontade de Deus, Ele coloca os Seus desejos em nossos corações. 
 
Se nossas circunstâncias nos acham em Deus, nós acharemos Deus em todas as circunstâncias. 
 
Quando estamos unidos com Deus pelo Espírito, podemos ser um com Ele na oração. Jesus não somente ora por nós, mas conosco, através de nós. 
 
Autoridade é resultado de retidão. 
 
 
 
 
 HERNANDES DIAS LOPES
 
 
 
 
 
 
Hernandes nasceu em Nova Venécia/ES.  Em 1981 iconcluiu o curso de Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, sendo que no ano seguinte tornou-se pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista, onde pastoreou até 1984.
 
Em 1985 ele foi consagrado pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória/ES, onde permanece como pastor titular desde então. A partir de 2014 passou a ser também pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.  
 
Entre 2000 e 2001 Hernandes estudou no Seminário Teológico Reformado em Jackson, Mississippi, EUA, concluindo o Doutorado em Ministério. Depois foi empossado como Diretor Executivo da LUZ PARA O CAMINHO,  em Campinas/SP.
 
 
 
É melhor a ferida feita pelo amigo do que a bajulação do hipócrita. 
 
O poder não se corrompe, mas revela os corrompidos, mesmo dentro das Igrejas.
 
Amigo é aquele que chega quando todos já se foram. A amizade é o amor na prática.
 
Deus mostrou o Jordão e lhe deu ordem para atravessá-lo, mas não lhe disse como. Deus não lhe mostrou uma ponte. A ponte para atravessar o Jordão é a fé. Devemos cruzar o nosso Jordão mesmo quando somos fracos, doentes, sozinhos.

Há pessoas que estão na igreja, mas não têm amor por Deus nem pelos perdidos. Estão na igreja, mas não amam os irmãos. Está na igreja, mas não tem prazer. Obedece, mas não com alegria. Está na Casa do Pai, mas vive como escravo.

Deus não abre mão da sua vida. Deus não desiste do direito que tem de ter você. Ele não abdica do seu amor por você. Ele sempre vai ao seu encontro, no seu encalço.

Desprezar o Cristianismo sem conhecê-lo é estultícia. Conhecê-lo e reprová-lo é cegueira. Conhecê-lo e segui-lo é o maior propósito da vida.

Cuida da tua piedade, e Deus cuidará da tua reputação.

Por mais que as coisas fujam ao nosso controle, elas continuam rigorosamente sob o controle de Deus.

A oração não é para determinar nada pra Deus. A oração é para receber a determinação de Deus pra nossa vida.

Ansiedade é ser crucificado entre dois ladrões: o ladrão do remorso em relação ao passado e o ladrão da preocupação em relação ao futuro.

Cristo conhece Sua igreja e não se deixa ludibriar pelo verniz do emocionalismo.
 
Não podemos divorciar o que Deus uniu: teologia e ética, doutrina e vida.

O papel da Igreja não é ser popular, mas fiel. 

Estamos numa corrida de revezamento. Se falharmos em nossa missão, a presente geração mergulhará num abismo sem esperança. 

O sofrimento é a academia de Deus na qual somos treinados para os grandes embates da vida.
A entrega é um ato de fé e o descanso é o resultado da fé. Quanto mais você conhece a Deus, mais você descansa n'Ele.

Tome a decisão de perdoar as pessoas que feriram você. É reciso trocar a frustração pela celebração de relacionamentos curados e restaurados por Deus.
 
 

SILAS MALAFAIA
 
 
 
 
 
 
SILAS LIMA MALAFAIA é um pastor pentecostal brasileiro líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, com sede na cidade do Rio de Janeiro.  Nascido em 14/09/1958, filho de um militar com uma educadora, é casado com Eizete e possui três filhos com ela: Silas, Thalita e Thaisa.
 
Malafaia é formado em Teologia pelo Instituto Bíblico Pentecostal e em Psicologia pela Universidade Gama Filho, transformando-se num dos mais famosos pastores brasileiros. É líder do Ministério "Vitória em Cristo", ligado à Assembleia de Deus, que conta atualmente com 12 mil membros.

Ele também coordena e apresenta o programa "Vitória em Cristo", no ar há 30 anos ininterruptos, e transmitido por três emissoras brasileiras e sua versão dublada é divulgada para mais de 200 países. Além disso, ainda é o presidente da Editora Central Gospel, uma rede enttre as que mais vende livros e DVDs evangélicos no mundo inteiro e também o vice-presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil.
 
 
 
Deus pode nos prometer algo, mas isso não significa que Ele o vai cumprir hoje, amanhã ou depois. Tudo acontece no Seu tempo determinado.
 
 
Chamada sem sinal, é equívoco. 
 
Texto sem contexto é pretexto para heresia. 
 
Só atiram pedras em árvore que dá frutos. 
 
A questão não é o que falam de você, mas quem fala de você.
 
É importante que oremos uns pelos outros. A oração liga os elos de uma grande corrente que nos une ao céu.

Coragem é o controle do medo, e não a ausência do medo.

Toda sociedade precisa de limites, pois uma sociedade sem limites vai gerar desgraça.

Se os crentes bebessem em casa a quantidade de água que bebem na igreja, ninguém teria mais problemas com rins.

O caráter cristão não é visto quando falamos em línguas, mas quando seguramos a língua.

A grandeza de um ser humano não está nos seus acertos, mas no reconhecer seus erros e corrigir suas rotas.
 
Demonstre por meio de suas atitudes que você foi abençoado com o perdão dos seus pecados e chamado por Deus para vencer.

Deus faz o que você não pode, mas não faz o que você pode.

A paixão pode se transformar em ódio, mas o amor nunca se transforma para o mal.
 
 
 
BARTOLOMEU DE ANDRADE
 
 
 
 
 
 
 
BARTOLOMEU SEVERINO DE ANDRADE nasceu em Caruaru/PE, onde teve uma infândia e adolescência prejudicada por ter uma mãe solteira, e a ausência da figura paterna.  Os morros da periferia não conseguiram que ele se transformasse em mais um condenado pelo uso de drogas.
 
Transferiu-se para São Paulo, e foi lá que teve o primeiro contato com Jesus, resolvendo largar tudo e embrenhar-se na Amazônia como missionário.
 
Dedicando-se na pregação da Palavra, Bartolomeu deixou a Paulicéia e foi para o Uruguai, aquartelando-se nas cidades fronteiriças de Rivera e Santana do Livramento. Depois de alguns anos revolveu residir em Tubarão/SC, onde começou a pastorear a Igreja ADI por quase uma década.  

Voltando para a fronteira uruguaia, ficou lá mais um tempo, viajando muito por todo o país e também pela vizinha Argentina. Em 2010 voltou para o sul de Santa Catarina (Tubarão e Florianópolis) e depois revolveu voltar para a sua terra natal, Caruaru, onde se encontra até  hoje, quando escrevemos essas frases (2020).
 
 
 
Assim como o espelho só reflete o que está diante dele, você só refletirá a glória do Senhor se estiver diante de Deus.
 
Andar com Jesus é a experiência mais fascinante e aventurosa, pois você nunca imagina que novidades lhe reserva o dia de amanhã.
 
O deslumbramento do ser humano em função do sucesso obtido descortina um espírito fútil. A alegria em razão do êxito é legítima, mas tripudiar do outro pelo fato de ele não ter tido a mesma ascensão, revela pobreza de caráter.
 
Nós devemos orar o dia todo, ao invés de nos lamentar o dia todo. A oração chega a Deus; a lamentação chega ao diabo.
 
Se o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, a meditação das Escrituras é o aperfeiçoamento dessa sabedoria.
 
Toda ação devocional que não desemboca em quebrantamento e humildade, não consegue cumprir o seu objetivo.
 
Deus tem o momento certo exato para honrar a nossa perseverança.
 
Situações dramáticas são o melhor cenário para Jesus operar.
 
Estarmos sendo usados por Deus não quer dizer que estejamos aprovados por Ele.
 
Se você soubesse sempre o que Deus vai fazer, das duas, uma: ou você também é Deus, ou ele é que não é Deus.
 
A morte no Calvário é a prova de que ninguém conseguiria salvar-se a si mesmo.
 
O cristianismo é a fé que repousa numa sepultura vazia.
 
Uma tribulação momentânea não pode produzir uma glória eterna.
 
É na impossibilidade humana que aparece a oportunidade de Deus.
 
Muitos crentes não saem das quatro paredes do templo e quando saem perdem a valentia e a ousadia; só são valentes para gritar “aleluia!” dentro da igreja.
 
Enquanto a oração chega a Deus, a lamentação chega ao diabo.
 
A primeira ação de Deus em nossas vidas é a misericórdia. Só depois é que vem a justiça.
 
O Calvário é a maior prova de amor de Deus pelas nossas almas.
 
A impossibilidade humana é a matéria-prima usada por Deus para operar Seus milagres.
 
Namoro não é olhar apenas um para o outro, mas os dois olharem juntos para Jesus.
 
Se você soubesse sempre o que Deus vai fazer, das duas, uma: ou você também é Deus, ou ele é que não é Deus.
 
Se a nossa inteligência pudesse definir Deus, Ele não seria Deus, não seria infinito, mas apenas um ser qualquer.
 
Você pode não ter o dom de evangelizar, mas tem a responsabilidade de testemunhar. 
 
Crer é mais ou menos consentir intelectualmente a respeito de uma coisa.
 
A tribulação é a oportunidade que Deus nos dá para que possamos exercitar o dom da paciência.
 
Igreja não é lugar para competição, mas para cooperação.
 
Não são as boas obras que nos salvam; nós as praticamos porque somos salvos.
 
Quando a gente pensa que sabe, aos olhos do Senhor nada sabemos.
 
Não se admite uma fé que não desemboque em confissão, assim como não se admite um amor que não desemboque em ação.
 
Namoro é a arte de se aprender sobre gente.
 
Jesus não era politicamente correto, mas espiritualmente correto.
 
O fogo de Deus não destrói, mas purifica.
 
Servir a Deus não faz parte de uma troca de favores.
 
Dê um passo para Deus e Ele dará dez em sua direção.
 
Rotina não combina com vida cristã.
 
Um homem de boa consciência é um homem em paz consigo mesmo, com os outros e com Deus.
 
Melhor do que sair da Igreja com uma bênção de Jesus, é sair da Igreja com Jesus. 
 
  
 
NATALÍCIO BATISTA 
 
 
 
 
 
  
NATALÍCIO ÁLVARO BATISTA nasceu em Araranguá/SC, mas na sua mocidade foi tentar a sorte em Porto Alegre/RS e depois Canoas/RS, local em que trabalhou na administração pública da Prefeitura Municipal e desempenhou sua carreira de Pastor Evangélico, e de grande pregador da Palavra de Deus. 

Foi o fundador do Concílio de Assembleias de Deus do Rio Grande do Sul, instituição que ainda se mantém no Estado gaúcho, em Santa Catarina e outros estados da Federação.
 
Sorriso fácil, pregação simples e muita facilidade para fazer amigos. Deixou muitas saudades entre aqueles que o conheceram e  os que viveram com ele. 
 
 
 
 
Eis a maior mentira de todos os tempos: “Todas as religiões levam a Deus”. 
 
O leigo quer ver para ter fé; o crente quer ter fé para ver. 
 
Pensamento que dura mais de um minuto, vira atitude.  
 
O coração duro enche a cabeça de maus pensamentos, trazendo à tona coisas ruins do passado, estragando o presente e comprometendo o futuro. 
 
Jesus não mudou a lei, mas a sua aplicação, pois ela deve ser moral e não cerimonial. 
 
O crente deve ser como uma árvore: dar alimento, sossego, confiança e fruto para os outros, no tempo certo. 
 
A oração muda o curso dos acontecimentos. 
 
Tome cuidado quando orar! Deus pode ouvi-lo!  
 
Leia a Palavra de Deus diariamente. O que você fizer diariamente determina o que você será permanentemente. 
 
A vida de um crente é igual a de um ciclista: só pode ir para a frente, pois se parar, cai. 
 
Se não houver culto na vida, não haverá vida no culto. 
 
A oração é a alavanca que move os braços de Deus. 
 
 
 
 
CLÓVIS CUNHA
 
 
 
 
 
 
 
CLÓVIS AGUIAR DA CUNHA é um gaúcho de Pelotas/RS, torcedor do Internacional, homem acostumado a fazer tudo acontcer muito depressa.  Começou a trabalhar muito novo, saiu de casa para murdar-se para Porto Alegre muito novo, e tornou-se Pastor Evangélico muito novo também.
 
Um dos fundadores do Concílio de Assembleia de Deus, do Rio Grande do Sul, Clóvis convivia com os demais fundadores, pastores mais idosos, mas nunca abriram mão da presença desse "rapazito" na manutenção e crescimento do CAD.

Quem começa a trabalhar novo, também se aposenta novo, tem filhos bem novo, genro novo e assim por diante. A família toda levantou acampamento em Porto Alegre e se transferiram para Curitiba, onde JUNTOS fundaram uma empresa no ramo de informática.

Estão lá até hoje (2020), e o Clóvis continua to final de semana viajar para as igrejas-membro do Concílio de Assembleias de Deus. Pega o "busão" na sexta-feira à noite e viaja até chegar na igreja agendada para sua visita de fim de semana.
 
Pastor, pregador, poeta, empresário, nunca foi pesado para ninguém, sustentando sua própria família com seu trabalho, enquanto dá sua parcela de trabalho na obra do Senhor. 
 
 
 
O mundo não deve servir de parâmetro para o jovem cristão; ele é que deve servir de parâmetro para o mundo.
 
A Igreja do Senhor não tem dinheiro para comprar cadeiras de roda para os paralíticos, mas tem a unção para fazê-los andar.  
 
Zaqueu queria ver Jesus, mas foi Jesus quem o viu. 
 
A Igreja precisa ser uma usina geradora de bênçãos. 
 
São os sinais que seguirão aos que creem, e não os que creem que seguirão os sinais.
 
Antes de pedirmos poder, precisamos pedir pureza de coração. 
 
Jesus não nos prometeu um mar-de-rosas, mas a Sua companhia. 
 
O inferno não foi criado para o homem, mas para o diabo e seus anjos, a menos que nos desviemos dos propósitos divinos. 
 
 
 
 
CLÁUDIO DUARTE
 
 
 
 
 
 
 
 
O que fez com que o Pastor Claudio Duarte se tornasse conhecido, não apenas por membros da Igreja Batista, à qual ele pertence, mas em todo o país, foi pregar a palavra do Senhor de uma forma bem humorada e descontraída, fazendo com que  seus livros, DVDs e vídeos no Youtube sejam visto por dezenas de milhares de pessoas, inclusive de outras religiões, que buscam uma interpretação do Evangelho sem engessamentos, com mais leveza e proximidade.
 
 
A infância e a juventude de Claudio Duarte não foram nada fáceis, sendo marcadas por muitas dificuldades e provações passadas com a família. A fé foi o que lhe sustentou nesses momentos e permitiu que ele se mantivesse firme. Converteu-se em 1992, na Igreja Batista Nacional, da qual é pastor nos dias atuais.
 
 
Entre os diversos livros publicados por Claudio Duarte podemos citar “Os desafios de um líder” (2014), onde estuda a posição dos envolvidos com liderança, posição almejada por muitos, mas que traz responsabilidades e complexidades que poucos conhecem. O casamento é o ponto central do livro “Parceiros ou rivais”, lançado no mesmo ano, em que o pastor explora o matrimônio como compartilhamento de duas vidas, emoções, sonhos, desejos, dificuldades.
 
O tema da obra “Vamos falar daquilo?” é a sexualidade, algo que ainda é visto como um tabu, mas que faz parte da própria condição humana. O mesmo tema faz parte de “Sexualidade sem censura”, livro em que o pastor fala sobre a vida íntima dos casais de forma descomplicada.
 
 
  
 Cuidados com suas amizades, pois até no Paraíso havia cobras. 
 
 
Muitos querem aquilo que você tem, mas vão desistir quando souberem o preço que você pagou.
 
 
Não reclame das coisas que Deus tem tirado de sua vida. Todo Mestre de Obras primeiro tira o entulho para depois começar a construção.
 
 
Você sempre desejou que alguém morresse de amor por você?  Pois bem, Jesus morreu! 
 
 
Muitas vezes o fator determinante da vitória não são as escolhas, mas as renúncias. 
 
 
O pior perdido é o que não consegue enxergar o próprio umbigo. 
 
 
Medo é um negócio terrível, pois na maioria das vezes você tem medo de algo que não aconteceu e deixa de viver o que poderia acontecer de melhor. 
 
 
Perdoar não é o mesmo que esquecer: Isso é amnésia! Perdoar, na verdade, é quando você lembra e não sente mais dor. Isso é cura! 
 
 
Os que pretendem vencer precisam saber que nesta vida ninguém faz nada sozinho. Até Jesus chamou 12 para ajudar na Sua obra! 
 
 
Ninguém vai invejar sua oração, seu jejum, seu sacrifício, sua renúncia, seu sofrimento. Mas certamente terão inveja da sua colheita e do seu sucesso. Todos querem nossas medalhas, mas ninguém quer nossas cicatrizes. 
 
 
Espere pouco de você, não espere nada dos outros e espere tudo de Deus. Só assim você aprender a não se decepcionar.
 
 
Deus não precisa de nada vindo de você. Então, quando ele te chama para vir e servi-Lo, não é para preencher uma necessidade; Ele está te oferecendo um privilégio.
 
 
Antes de entrar em lamento, verifique primeiro se não foi livramento.
 
 
Crente não morre; ele volta pra casa.
 
 
Parente é como comentarista de futebol: nunca entra em campo para jogar, mas fica do lado de fora dizendo o que o outro deve fazer.
 
 
O mundo não está na miséria. O homem é que se tornou miserável.
 
 
Ser sincero é uma obrigação, mas usar a sinceridade como arma de crueldade, é uma covardia.
 
 
Nunca conjugue o Verbo SOFRER pelo menos na primeira pessoa. Na segunda pessoa, manda bala!  Eu não sofro, tu sofres, vós sofreis... 
 
 
Quem não vence, detesta ver você vencer. Quem não faz, detesta ver você fazer. Não bastando, fica torcendo pra não dar certo.
 
 
Crente com problema tem dois problemas.
 
 
Na medida do possível, faça tudo em silêncio. As coisas costumam dar certo quando ninguém fica sabendo, a não ser Deus.
 
 
Mulher não discute; ela explica porque está certa.
 
 
Família é esposo, esposa e filhos! Parente é mãe, irmão. Primo, cunhado, papagaio, cachorro...
 
 
Você pode ter tido um passado difícil, mas ele não acabou com a sua história. Saiba que a caneta que escreve o teu futuro está nas mãos do Senhor dos Exércitos!
 
 
Tem gente que não frequenta nenhuma igreja ou religião, mas tem mais amor do que muitos “crentes” por aí.
 
 
Deus permite que você passe pelo deserto, mas não se esqueça de que o Ele também estará lá.
 
 
Não adianta adorar a Deus no domingo, dentro da igreja, forçar simpatia com os membros, se na segunda-feira você vira a cara pro seu irmão, fingindo que não o conhece.
 
 
O marido chega do trabalho às sete, mas sua esposa parece que está esperando pela vassoura das oito.
 
 
Eu desconfio mais de pessoas que vivem cuspindo santidade do que daquelas que admitem os seus pedados.
 
 
Tem crente que vê o diabo em tudo: na Coca-Cola, na maionese, nas marcas de roupa, corte de cabelo...  Só não consegue ver o diabo na irmã que faz fofoca, no irmão que trai a esposa e em falsos líderes na igreja!
 
 
O povo fala que o Facebook destrói três coisas: namoro, amizade e humildade. O que ele destrói é namoro fraco, amizade falsa e humildade de quem nunca teve.
 
 
Mágoa de homem é colada com cuspe. Mágoa de mulher eu quero saber como é que se descola.
 
 
 
 
ESMAEL ARCAS 
 
 
 
 
 
 
O Rev. ESMAEL SALGADO ARCAS, falecido há alguns anos, que passou.  Aqui nos estados do Sul ele marcou presença em Porto Alegre, Tubarão, Fçlorianópolis e Joinville, mudando-se depois para a cidade de São Paulo e São José do Rio Preto, onde faleceu.

Mestre na pregação da Palavra, encantava as plateias sempre que ensinava sobre algum tema bíblico, pois era Professor de assuntos teológicos. Lamentamos não ter conseguido mais dados biográfico dele, pois nossa admiração era à distância.
 
 
 
 
Se o nosso Deus não fosse um Deus perdoador, certamente o céu estaria vazio. 
 
Lugar de sofrimento é exatamente o lugar onde Deus está.
 
O problema do coração é o coração do problema. 
 
Esquecemos aquilo que deveríamos lembrar, mas lembrados daquilo que deveríamos esquecer. 
 
Não devemos falar para Deus do tamanho da nossa crise, mas falar para a crise do tamanho do nosso Deus. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Por: elevados.com.br

Publicado em 16/06/2020

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2020