Ana, uma mulher de fé

 ANA

UMA MULHER DE FÉ

 

 

INTRODUÇÃO

 

Os fatos que serão contados aqui aconteceram na época em que Eli era o sacerdote do templo, assessorado nos trabalhos por seus filhos Hofni e Finéias, tudo registrado no primeiro capítulo do livro de I Samuel, no Antigo Testamento.

Como introdução precisamos registrar que havia um homem chamado  Elcana, que vivia em Ramá, na região montanhosa de Efraim. Conforme os costumes da sua época, ele possuía duas mulheres, cujos nomes eram Ana e Penina, e uma coisa que as diferenciava era que Penina tinha filhos, enquanto que Ana era estéril. O mais interessante é que Elcana amava muito mais a Ana do que a Penina. 

Ana e Penina

 

 

ANA, UMA MULHER DE FÉ

 

 

Como já dissemos anteriormente, Ana sofria muito pelo fato de ser estéril, e inclusive era ridicularizada por Penina, a outra esposa de Elcana, que a humilhava pela sua incapacidade de ter filhos. Vale  registrar que naquela época, era vergonhoso para uma mulher não conseguir ser mãe.

Ana ia frequentemente ao templo para orar, sempre pedindo ao Senhor pela bênção da gravidez. Ela orava tão rápido e incessantemente que uma vez o sacerdote a admoestou, imaginando que ela estivesse embriagada. 

Nas suas orações, Ana costumava fazerum voto ao Senhor de que dedicaria seu filho para os trabalhos no templo, caso lhe fosse dada de tê-lo.   

Deus ouviu os lamentos de Ana. Passado algum tempo ela concebeu e deu à luz um filho, cujo nome dado foi Samuel. Assim que o menino foi desmamado, Ana cumpriu sua promessa, levando-o até a Casa do Senhor, em Siló, onde também procedeu à entrega da oferta de um novilho e outrasos ítens menores.

De acordo com os votos de Ana, o menino cresceu no templo, junto do sacerdote Eli. Como Deus gosta de nos surpreender, Ele se superou, dando a Ana mais cinco filhos, depois desse.

Ana, Samuel e Eli

 

Vale observarmos que existe uma outra ANA citada nos textos bíblicos, uma profetisa idosa que reconheceu o bebê Jesus como o salvador prometido por Deus. (Lucas 2:25-38)

 

AUTOR DA PESQUISA

Walmir Damiani Corrêa

www.elevados.com.br

Por: Walmir Damiani Corrêa

Publicado em 01/07/2020

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2020