Lóide, a avó de Timóteo

 LÓIDE 

A AVÓ DE TIMÓTEO

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Lóide e Eunice são, respectivamente, a avó e a mãe do missionário Timóteo, importante colaborador do apóstolo Paulo de Tarso, e tão elogiado por ele. A importância desse moço no Novo Testamento é tão grande que duas cartas remetidas por Paulo para ele foram aceitas como documentos canônicos e passaram a fazer parte das Escrituras.

 

 

REGISTRO BÍBLICO

 

 [...] Lembrando-me das tuas lágrimas desejo muito ver-te, para me encher de gozo; trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice. E estou certo de que também habita em ti.  (II Timóteo 1:4,5)

 

 

 

LÓIDE, UMA MULHER DE EXEMPLO

 

 

Segundo se pode deduzir dos textos missionários, Lóide e sua família residiam na cidade de Listra, e se converteram como resultado das seguidas visitas desse apóstolo. Essas duas mulheres judias (Lóide e Eunice) enxergaram Jesus Cristo como o cumprimento das promessas do Antigo Testamento e foi através da obra do Espírito Santo que elas depositaram sua confiança nele. 

Lóide costuma ser citada entre as mulheres mais operosas na Igreja Primitiva. Ela foi mencionada na carta de Paulo citada acima, no Novo Testamento. A figura exibida acima foi extraída de um quadro do artista Rembrandt. 

O bom testemunho do neto e filho de Lóide e Eunice chamou a atenção de Paulo, que resolveu levar o jovem junto com ele, em sua viagem missionária.  A partir daí Timóteo passou a ser um grande companheiro de Paulo, tornando-se um apadrinhado do apóstolo, que tratava Timóteo como seu filho (1 Coríntios 4:17; Filipenses 2:22; Timóteo 1:2,18; 2 Timóteo 1:2; 2:1).

Apesar de serem citadas nominalmente uma única vez no Novo Testamento, Lóide e Eunice são sempre apresentadas de forma notável. Com diligência, elas instruíram Timóteo nos princípios da Palavra de Deus, e o resultado desse discipulado pode ser visto durante todo o ministério do jovem obreiro, que se tornou um dos mais importantes líderes da Igreja Primitiva.

Panorama atual da região de Listra, no sul da Turquia

 

 

AUTOR DA PESQUISA

Walmir Damiani Corrêa

www.elevados.com.br

 

 

Por: Walmir Damiani Corrêa

Publicado em 01/07/2020

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2020