Raabe, a prostituta de Jericó

 

RAABE

A PROSTITUTA DE JERICÓ

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Para que se entenda a importância dessa mulher nos registros bíblicos do Antigo Testamento, sugere-se que o leitor passe os olhos nos capítulos 1 e 2 do livro de Josué, passagem que descreve a entrada triunfal do povo de Deus nas terras prometidas, bastando para isso que atravessasse o rio Jordão. 

Antes da travessia, estando ainda nas campinas de Moabe, Moisés subiu no monte Nebo, de onde se podia ver ao longe a cidade de Jericó, e Deus lhe mostrou toda a terra na outra margem do rio Jordão que deveria ser ocupada pelos israelitas. 

Ali mesmo Moisés foi recolhido por Deus, que encarregou Josué para conduzir a chegada nas terras prometidas, planejando todas as ações futuras. Enquanto se levantava acampamento para iniciar essa última parte da viagem, Josué mandou dois homens à frente para espiarem as terras, e observarem as possíveis dificuldades a serem superadas. 

Visão de Moisés, de cima do Monte Nebo

 

Assim que chegaram em Jericó, os dois espiões procuraram hospedagem na casa de um mulher chamada Raabe, que era prostituta. Essa mulher, apesar de ter sido ameaçada por abrigar dois possíveis inimigos, resolveu esconder os dois, e aqui começa a nossa história. 

 Jericó atual, uma das cidades mais antiga do mundo

 

 

RAABE, A MERETRIZ

 

 

Raabe era uma prostituta que morava em Jericó, e que escolheu acreditar na obra do Deus de Israel, abrindo sua casa para abrigar e esconder dois espiões mandados por Josué para estudar as possibilidades de invasão daquela cidade.  (Josué 2:4)

Apesar de ser prostituta, ela tinha qualidades que, hoje em dia, é difícil de se encontrar, até mesmo entre as mulheres que servem a Deus. Além de ser uma mulher de fé, Raabe foi corajosa, e misericordiosa. Como prêmio pela sua atitude, ela e toda a sua família foram retirados com segurança da cidade, por ordens do comandante Josué, com tudo o que lhes pertencia. 

Mais tarde, ela casou-se com Salmon, que viria a ser o pai de Boaz (marido de Rute), avô de Jessé e bisavô do rei Davi. Assim sendo, Raabe passou a fazer parte da genealogia do Senhor Jesus.

Para se ter ideia da grandeza e repercussão desse ato, Raabe faz parte de um grupo mínimo de mulheres na galeria dos grandes heróis da fé, citada em Hebreus 11, sendo citada no Novo Testamento (Tiago 2:25 e Hebreus 11:31) como mulher justificada diante de Deus pela sua fé.  

 

AUTOR DA PESQUISA

Walmir Damiani Corrêa

www.elevados.com.br

 

Por: Walmir Damiani Corrêa

Publicado em 02/07/2020

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2020