Os nomes de Jesus

 

OS NOMES DE JESUS

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Dependendo do lugar em que Jesus estava nas Suas andanças, na Bíblia, e dependendo de quem tratava com Ele, os nomes iam se multiplicando. Na verdade, cada nome diferente que usaram para chamar a Jesus, revelam alguma faceta importante da Sua pessoa.

 

 

ADVOGADO JUNTO DO PAI (1 João 2:1)   Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porém, alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

ALFA E ÔMEGA  (Apocalipse 22:13)  Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.

AQUELE QUE BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO  (João 1:33)  Eu não o conhecia, mas o que me mandou batizar com água, me disse: Aquele sobre quem vires descer e permanecer o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

AQUELE QUE HAVIA DE VIR  (Romanos 5:14)  No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aquele que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de  vir.

AUTOR DA NOSSA SALVAÇÃO (Hebreus 2:10)  Portanto devemos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.

BOM MESTRE  (Marcos 10:17)  Pondo-se Jesus a caminho, correu para ele um homem que, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

BOM PASTOR  (João 10:11) Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

CABEÇA DA IGREJA  (Efésios 5:23) Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

CARPINTEIRO (Marcos 6:3)  Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? Escandalizavam-se nele.

CONSELHEIRO  (Isaías 9:6)  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

CORDEIRO DE DEUS (João 1:29)  No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

DEUS FORTE  (Isaías 9:6)  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

EMANUEL (Isaías 7:14) Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

ESTRELA DA MANHà (Apocalipse 22:16)  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a raiz de e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

FILHO AMADO  (Marcos 1:11)  Então ouviu-se esta voz dos céus: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.

FILHO DE DEUS (Marcos 1:1) Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

FILHO DO ALTÍSSIMO  (Lucas 1:32)  Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.

FILHO DO DEUS VIVO  (Mateus 16:16)  Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

FILHO DO HOMEM  (Mateus 24:30)  Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

GALILEU (Mateus 26:69)  Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio, e aproximou-se dele uma criada, e lhe disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. 

GERAÇÃO DE DAVI  (Apocalipse 22:16)  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã

IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL  (Colossenses 1:15) Ele é a imagem do Deus invisível, e o primogênito de toda a criação.

JESUS DE NAZARÉ  (Atos dos Apóstolos 10:38) [...] como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

JUSTO JUIZ (2 Timóteo 4:8)  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ  (Apocalipse 5:5) Todavia um dos anciãos me misse: Não chores! Olha, o Leão da Tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.

LIBERTADOR  (Romanos 11:26)  E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.

LUZ DO MUNDO  (João 8:12)  Jesus continuou a dizer à multidão: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

LUZ DOS HOMENS (João 1:4) Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

MARAVILHOSO  (Isaías 9:6)  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

MESSIAS  (João 1:41)  A primeira coisa que André fez foi achar a seu irmão Simão, e dizer-lhe: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo). 

NAZARENO  (Marcos 16:6)   Ele lhes disse: Não vos assusteis. Buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Já ressurgiu! Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram.

NOSSO SALVADOR   (Tito 1:4)  Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Salvador.

O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA  (João 14:6)  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

PAI DA ETERNIDADE  (Isaías 9:6)  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

PALAVRA, (João 1:1)  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

PÃO DA VIDA  (João 6:35)  Então Jesus lhes declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.

PEDRA VIVA  (1 Pedro 2:4)  Chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.

PORTA  (João 10:7)  Portanto, tornou Jesus a dizer: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO (Colossenses 1:15) Ele é a imagem do Deus Invisível o primogênito de toda a criação.

PRÍNCIPE DA PAZ  (Isaías 9:6)  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

RABINO  (João 1:38)  Jeus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, perguntou: Que buscais? Eles disseram: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?

RAIZ DE DAVI  (Apocalipse 22:16)  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

REI DA GLÓRIA (Salmos 24:9)  Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas enternas, e entrará o Rei da Glória.

REI DAS NAÇÕES  (Apocalipse 15:3)   E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras. Ó Senhor Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos.

REI DOS REIS  (1 Timóteo 6:15)  [...] a qual, no tempo próprio, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores.

RESSURREIÇÃO E VIDA  (João 11:25)  Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.

ROCHA  (1 Coríntios 10:4)  E beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da pedra espiritual que os seguia, e a pedra é Cristo.

SALVADOR  (Lucas 2:11)  Na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

SALVADOR DO MUNDO  (João 4:42)  Diziam à mulher:  Já não é pelo teu dito que nós cremos; agora nós mesmos o ouvimos falar, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.

SANTO DE ISRAEL  (Isaías 54:5)  Pois o teu Criador é o teu marido — o Senhor dos Exércitos é o seu nome — o Santo de Israel é o teu redentor, ele será chamado o Deus de toda a terra.

SENHOR DEUS  (Apocalipse 1:8)  Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso.

SENHOR DOS SENHORES  (Apocalipse 19:16)   No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores

SOL DA JUSTIÇA  (Malaquias 4:2)  Mas para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação debaixo das suas asas. E sairíeis, e saltareis como bezerros libertos das estrebaria.

SUMO PASTOR  (1 Pedro 5:4)  E quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa de glória.

SUMO SACERDOTE  (Hebreus 4:14)  Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

VERBO  (João 1:1)  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

VIDEIRA  (João 15:5)  Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto, ; sem mim nada podeis fazer. 

VIDEIRA VERDADEIRA  (João 15:1)  Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultou.

 

 

 

FONTE DE PESQUISA

 

"RESPOSTAS BÍBLICAS"

 

https://www.respostas.com.br/nomes-de-jesus/

 

Por: elevados.com.br

Publicado em 05/07/2020

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2020