Fica, Senhor!

 

FICA, SENHOR!

 
 
 
 
 
Alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito, mas a Ele não viram. Então Jesus lhes disse: “Ó néscios e tardios de coração para crer em tudo o que os profetas disseram! Não era necessário que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na Sua Glória?”

E começando por Moisés e por todos os profetas, explicou-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, fez como quem ia para mais longe. Mas eles O constrangeram, dizendo: Fica conosco, pois é tarde, e o dia já declina. Então Jesus entrou para ficar com eles.

Estando com eles à mesa, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes deu. Abriram-se-lhes então os olhos e o conheceram, mas ele desapareceu diante deles. Disseram um para o outro: “Não ardia em nós o coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?”

Na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: “Ressurgiu verdadeiramente o Senhor e já apareceu a Simão.” Então os dois contaram o que lhes acontecera no caminho, e como tinham reconhecido o Senhor quando ele partiu o pão.   (Lucas 24:24-35)
 
 
                                                    
FÉ DE RESULTADOS
 
 
 
O mundo nunca foi tão bombardeado pelo Evangelho como tem sido neste momento. Nunca se gastou tanto em evangelização e todas as partes do mundo estão sendo invadidas e exploradas pelos missionários enviados pelas Igrejas Evangélicas.
 
Nos dias em que Jesus morreu, Ele era bastante conhecido. Aonde chegava, multidões saíam-Lhe ao encontro, seguindo-O a partir daí.  Porém, a idéia que dá é que as pessoas O acompanhavam mais pelo que Ele fazia do que pelo que Ele ensinava e profetizava. A prova disso é que quando Ele foi condenado e crucificado, a fé da maioria morreu com Ele no Calvário.
 
Seguidamente Jesus ensinava que Ele morreria e que ressuscitaria três dias depois, para cumprir o que diziam as Escrituras, mas houve uma debandada geral, com a Sua morte e todos esqueceram das promessas do Mestre. As poucas mulheres que foram ao sepulcro, para embalsamar-Lhe o corpo, em nenhum momento esperavam encontrá-Lo ressuscitado. Como todos, elas também esqueceram do que Ele havia ensinado.
 
O mundo hoje, precisa acordar para o fato de que Cristo está vivo, que não adianta ungüentos e especiarias para a conservação do corpo. O que se precisa é de fé no coração, crer nesta realidade: Cristo está vivo!
 
Não eram só as mulheres do sepulcro que não criam na ressurreição de Jesus; Seus demais seguidores, inclusive os apóstolos também fugiram, com medo das perseguições e possível morte de todos eles.
 
 
 
O DESÂNIMO DA DERROTA
 
 
 
Após a dolorosa realidade da morte de Jesus, dois discípulos estavam voltando para Emaús, caminhando de cabeça baixa, desanimados, angustiados. Tudo tinha sido um sonho. Jesus tinha sido derrotado pelos maiorais e nada mais os animava a continuarem em Jerusalém, lutando pelo Evangelho que Jesus lhes tinha ensinado. De repente, Jesus começou a caminhar ao lado deles, naquela estrada poeirenta, no caminho de volta para a sua aldeia, Emaús. Eles, porém, no seu desânimo, nem pensaram em identificar quem era aquele homem que caminhava com eles. Deveria ser mais um desanimado com tudo que assistira, assim como eles.
 
É nessas horas que Jesus se põe ao nosso lado. É no momento de maior angústia e desespero que Ele se apresenta e passa a caminhar conosco.
 
 
 
INCREDULIDADE DIANTE DA VERDADE
 
 
 
A falta de fé naqueles dias era tanta, que apesar de verem o túmulo vazio e não vendo Jesus naquele lugar, não conseguiram em nenhum momento lembrar da promessa da ressurreição, ou então nunca chegaram a crer nela.
 
Como existem pessoas descrentes hoje em dia também! Jesus quer se mostrar, quer abrir os seus olhos para que vejam!  As pessoas precisam tomar uma atitude igual a dos discípulos de Emaús. Jesus, enquanto caminhava com eles, falou coisas do Evangelho, disse tudo o que tinha que ser dito, porém eles não conseguiam identificá-lo como o Cristo.
 
 
 
PODE ESTAR FICANDO TARDE
 
 
Ao entardecer, já na encruzilhada perto do caminho que levaria em Emaús, notando que o homem que os acompanhava fazia menção de continuar adiante, os dois homens o convidaram a pernoitar com eles, pois já estava escurecendo.
 
 
Trazendo para nossa realidade, realmente já se faz tarde, e uma noite escura logo cobrirá este mundo. Está na hora de convidares Jesus para ficar contigo, embora não O conheças bem, pois sem demonstração de fé, não haverá aproximação de Deus em tua vida.  Tenha essa atitude de cortesia que tiveram os dois discípulos, convidando Jesus a ficar contigo, pois assim fazendo as coisas melhorarão e maravilhas passarão a acontecer na tua vida.
 
Tem gente que vai à Igreja, se alegra na presença de Deus, chora, volta feliz para casa, nas têm outros que não conseguem sentir nada, passando a arquitetar dúvidas na fé, já meio abatida.  Que Deus tire essas dúvidas neste momento, pois Jesus está aqui e quer resolver o esse problema.  Porém, se faz necessário que O convides a entrar em tua casa. Ele não entra sem autorização.
 
 
 
UMA COMPANHIA QUE TRAZ ALEGRIA
 
 
 
Voltando aos discípulos de Emaús, quando Jesus entrou na casa deles, sentaram-se à mesa. Jesus pegou o pão, abençoou-o, partiu-o e o dividiu com os anfitriões. Foi essa atitude de Jesus, já conhecida deles, que os tirou da indiferença em que estavam vivendo. Era Jesus que estava o tempo todo ao lado deles, e não O tinham reconhecido!
 
Agora, tu, meu irmão, se tomares Deus em tua vida, se começares a folhear esse livro sagrado, passarás a sentir Jesus em tua vida, pois Ele quebrará a pedra que está contornando o teu coração. Jesus pretende compartilhar contigo as bênçãos que Ele tem para o Seu Povo escolhido. E, se estás agora tomando contado com essas verdades, isso não é por acaso: é porque Jesus está te chamando, está te escolhendo para fazer parte do povo mais feliz da terra.
 
 

SÓ ATRAVÉS DA FÉ
 
 
 
 
Você não pode enxergar Jesus pessoalmente, porque Ele está no céu, mas sentirás a presença do Seu Espírito, o Espírito Santo. Para isso, tira os olhos do túmulo vazio, creia no Cristo que é vida, não endurecendo ainda mais o teu coração do que já está. Não fique remoendo dúvidas na tua fé! Só agindo assim você verá que coisas se farão em tua volta.
 
Muitas pessoas têm vindo à Igreja em busca de cura, porque está desempregado, porém o mais importante é encontrar-se com Jesus Cristo. Melhor do que sair da Igreja com uma bênção, é sair com Jesus da Igreja.
 
Se deres lugar a Jesus em tua vida, terás o melhor amigo, o mais fiel, o melhor pastor, aquele que sabe onde há água boa, boa pastagem. Se deres lugar a Jesus em tua vida, terás à disposição o melhor psiquiatra, aquele que não precisa de hora marcada para te atender, nem pergunta qual é o teu convênio para ver se podes ser atendido. Simplesmente Ele chega e procura resolver teus problemas, e mostra que ainda é dia, e a noite nunca chegará para aqueles que o convidam a ficar em suas casas.
 
Atualmente, o mundo está perplexo, as pessoas não sabem o que fazer, para onde ir, mas a Bíblia continua dizendo que quem se refugia em Deus, descansará à sombra do Onipotente. E que sombra protetora! Basta que as pessoas abram os seus corações para essas promessas, pois no leme do barco estará o Jesus, o Capitão-Mor.
 
 
 
AS LIÇÕES DE EMAÚS
 
 
 
O que mais temos a aprender com os discípulos de Emaús é que no momento em que descobriram a verdade, no momento em que despertaram do torpor em que estavam, na mesma hora reagiram, voltaram para Jerusalém e passaram a divulgar que Jesus realmente ressuscitara e que estavam entre os seletos escolhidos para testemunharem esse fato com os próprios olhos.
 
Nós também estamos anunciando este fato hoje, como muitos o têm feito através dos séculos. É por isso que as reuniões evangélicas são tão festivas. Quando estamos tristes, quando nossas cabeças se abaixam, é porque nosso caminho não está ajustado com o de Jesus.
 
Não fique como aqueles dois discípulos de Emaús, no começo!  Reaja! Sincronize seus passos com os de Jesus, caminhe com Ele, convide-O a ficar em tua casa, e tenha consciência de que Ele permanecerá sempre a teu lado!

 
AUTOR
 
 
Pr. Bartolomeu Severino de Andrade

 
 
Esta pregação aconteceu em 19/04/1992, tendo por local a Igreja ADI, em Tubarão/SC. Os trabalhos de gravação, formatação e edição foram produzidos por Walmir Damiani Corrêa  —  www.elevados.com.br.
 

Por: Bartolomeu de Andrade

Publicado em 24/03/2014

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2021