A paz vem pela oração

 

A PAZ VEM PELA ORAÇÃO

 

 

Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.  Não é a vossa vida mais que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?  Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Qual de vós poderá, com suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso de vossa vida?  

Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos?  Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam.  Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
 
Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou: Com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas.  Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.                                        (Mateus 6:25-34)
 
 
 
INTRODUÇÃO
 
 
 
Deus pretende que tenhamos paz em três níveis: paz com Deus, paz com os homens e paz conosco mesmos.  Quando o homem tem essa paz, ele deita e dorme tranqüilo, levanta e enfrenta o dia-a-dia sem medo algum, vive esperando pelo grande dia em que irá se encontrar com o seu criador.
 
Será que temos paz nesses três sentidos? Se temos, nunca nos perturbaremos com nada que nos aconteça, como conflitos, politicagens, perseguições. Paz com Deus é paz com os homens. Se não conseguirmos ter comunhão com alguém, então nossos problemas estão começando a acontecer.
 
Outras pessoas não conseguem ter paz consigo mesmas. São cheias de traumas, complexos, frustrações... Porém, se abrirem os seus corações, Deus lhes dará essa paz tão procurada; essas pessoas precisam se afinar com a vontade de Deus, precisam viver em linha com os ensinamentos de Jesus. 
 
 
 
A PREOCUPAÇÃO PELO MATERIAL
 
 
 
Lendo essa parte do Sermão da Montanha, Jesus toca neste assunto, mostrando o que costuma criar obstáculo à nossa paz.  Se observarmos o que Jesus disse, avançaremos com passos largos para a conquista da paz nos nossos corações.
 
O cuidado, a preocupação com o dia de amanhã traz problemas.  Jesus disse que basta a cada dia o seu mal!  Pessoas estressadas, preocupadas com o dia que ainda não veio, detonam a paz que Jesus pôs nos seus corações. Jesus nos deu essa paz!  Estamos fazendo provisões para o dia de amanhã, não nos dando conta de que estamos destruindo o maior tesouro que sempre temos recebido de Deus: a paz.
 
As pessoas têm casa, não passam fome, normalmente possuem suas conduções, seus empregos, então por que não descansam na Palavra do Senhor?  Deixe as preocupações de amanhã para serem resolvidas amanhã!
 
No versículo 27 Jesus pergunta quem pode acrescentar uma única hora ao curso de sua vida. (Outra versão traduz como acrescentar um côvado à sua estatura) É o mesmo que perguntar quem poderá garantir o dia de amanhã.  Nós, sem dúvida alguma, não conseguiremos alterar o curso dos acontecimentos do dia de amanhã.  A única coisa que conseguiremos com esse esforço, é um stress antecipado, ou uma úlcera nervosa.
 
 
 
 
 
 
PONHA TUDO NA MÃO DE DEUS
 
 
 
Nossa postura deve ser de permanente fé na Palavra. Deus poderá interferir nas nossas vidas quando Ele quiser, pois nossa vida pertence a Ele.  Deus é o Senhor da nossa situação, seja ela difícil ou fácil. Descanse n’Ele!  Deixe-O dirigir a sua vida!
 
“Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas...”   Se nossa ambição maior for essa, tudo bem, mas o problema é que normalmente invertemos a ordem das coisas:  primeiro buscamos as coisas da carne, as coisas do mundo e somente depois as coisas de Deus. Liberte-se dessa inquietude absurda e ilógica!  Você não pode mudar o curso da sua vida!  O futuro não lhe pertence!
 
 
 
 
 
 
CLAMAR É MELHOR QUE RECLAMAR
 
 
 
Precisamos entrar em contato com Deus, clamar a Ele para que nos liberte dessa perigosa inversão de valores. Peça ajuda! Ore por essa mudança!  Em Filipenses 4:6,7 o apóstolo Paulo reafirma essa disposição de Deus em tomar conta de nossas vidas, de modo que a Sua paz exceda, ultrapasse todo o nosso entendimento. Devemos, então, descansar em Jesus, pela fé. “Por nada estejais inquietos!”  É Jesus falando!  Nada justifica essa preocupação excessiva!
 
Quando você estiver preocupado, ore a Deus, apresente a Ele as suas petições!  Não vai adiantar nada você ficar rolando na cama de um lado para outro, sem conseguir conciliar o sono. Levante-se, tenha uma postura de crente e ore!  Ponha em prática a vontade do Senhor e não se torture!
 
Comece pelo instruir-se com a Bíblia, onde você verá muitos exemplos de situações semelhantes à sua, descobrindo como elas foram resolvidas. Enquanto você estiver aprendendo com a Palavra e estiver orando, você estará se apresentando na presença gloriosa de Deus, aquele que te ouve. Abra espaço, pois a oração é um privilégio, o maior privilégio que Deus deu ao homem, um canal de comunicação pessoal, próprio para entrar em contato diretamente com Ele. E, como resultado, Ele escuta e responde!  É a Bíblia quem diz que o ouvido de Deus está atento às orações dos justos, daqueles que põem em prática os Seus ensinamentos.
 
 
 
 
 
A ORAÇÃO É UMA ARMA PODEROSA
 
 
 
No momento em que oramos, estamos subvertendo as coisas, pois estamos de posse de uma arma poderosa. Toda pessoa que desconhece o uso dessa arma, sem dúvida ficará em inferioridade. Sempre que orarmos, não haverá poder nesse mundo que nos atinja, e nenhum demônio nos prejudicará. O apóstolo Pedro dá o seguinte conselho: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a Seu tempo vos exalte; lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”   (1 Pedro 5:6,7)
 
Para terminar, vale dizer que Deus resiste muito bem aos soberbos, mas não consegue resistir aos humildes. Assim, humilhe-se debaixo da potente mão de Deus e lance sobre Ele todas as tuas inquietudes. Nunca esqueça de que Deus tem cuidado de nós.
 
 
 
AUTOR
Pr. Bartolomeu Severino de Andrade
 
 
 
Esta pregação aconteceu em 30/11/1991, tendo por local a Igreja Batista, do bairro Magalhães, em Laguna/SC. Os trabalhos de gravação, formatação e edição foram produzidos por Walmir Damiani Corrêa  —  www.elevados.com.br.
 

Por: Bartolomeu de Andrade

Publicado em 06/04/2014

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2022