Fé, o começo de tudo

 

 FÉ, O COMEÇO DE TUDO

 

 

Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar,  impelida e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. (Tiago 1:6,7)

 
 
Este texto não necessita de muitas explicações para que possa ser entendido por quem o ler ou ouvir. Ele deixa bem claro que é preciso que o homem tenha fé, para que possa continuar vivendo, para que possa continuar a enfrentar este mundo tenebroso que aí está.
 
 
 
A RECEITA DA FÉ 
 
 
 
Muitas pessoas são honestas e confessam corajosamente que não têm fé, e que não sabem o quê fazer para consegui-la. São as pessoas vazias por dentro, aquelas que têm um vazio enorme na sua vida, sem um alvo maior a ser atingido. 
 
Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir, que ela é um sentimento sobrenatural, espiritual, e que ela emana de Deus. Não é como os cinco sentidos que todo homem normal possui, que estão à sua disposição a qualquer momento. Mesmo que o homem não tenha fé, ela continua vindo de Deus, e isso não é opinião nossa, pois está escrito na Bíblia Sagrada.
 
 
 
A Palavra de Deus tem força de criar fé em todos aqueles que não a possuem. É por isso que sempre pedimos a todos que atentem bem para a pregação da Palavra de Deus, pois ninguém vai entender uma coisa que não escuta, que não tenta conhecer. Qualquer movimento durante a pregação pode tirar nossa atenção para aquilo que está sendo dito e que vem da parte de Deus. Não se movimente!  Você perde e faz com que os outros percam a atenção naquilo que está sendo dito.
 
Viver traz a cada dia um desafio, e o homem precisa crer, guardar a Palavra de Deus no seu coração, para conseguir enfrentar tais desafios.
 
 
 
A ORIGEM DA FÉ
 
 
 
Hebreus 11:1-3 diz o seguinte:  “A fé é a certeza das coisas que não se vêem. Foi por ela que os antigos alcançaram bom testemunho. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela Palavra de Deus, de maneira que o visível não foi feito do que se vê.”  Por este texto, vemos que Deus, pela Sua Palavra, chama à existência aquilo que não tem existência, cria aquilo que não existe ainda. Você pode não ter amor no coração, não ter fé, mas com o ouvir da Palavra de Deus, ela passa a existir em você, pela graça de Deus!  Aparecerá em você a fé que vence todas as coisas malignas.  Como disse o texto de Hebreus em outra versão, “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam.”
 
Quando a nossa casa é construída sobre um alicerce sólido, ela fica segura, não cai. Assim será a nossa vida em relação àquilo que não vemos. Precisamos nos fundamentar nisso, crer nisso, pois o mundo não melhorará com os discursos e promessas dos políticos. Assim está escrito e assim está se cumprindo. 
 
Podemos ter certeza: quanto pior ficar, mais próxima, proporcionalmente, será a volta de Jesus. O tempo está se esgotando!  Até as pessoas não-crentes estão falando da volta de Cristo! Roberto Carlos, um idólatra e espírita confesso, é um exemplo disso!”
 
 
 
UMA ESPERA PACIENTE
 
 
 
Jesus voltará para buscar o Seu Povo. Temos que agüentar essas tribulações que estão por aí, as provocações, os deboches, todas essas coisas que a Bíblia nos avisa quem vão acontecer. Jesus não enganou ninguém! Ele não disse que o convertido viveria num mar-de-rosas.
 
Aquele que tiver fé não esmorecerá diante das lutas, pois elas existem e eram esperadas.  O que precisamos é aprender a passar por cima dos problemas. Se perdermos o emprego, Jesus nos arranjará outro.  Descanse nisso!
 
Spurgeon pregando em Londres 
 
 
 
A FÉ MODIFICA AS PESSOAS
 
 
 
Acostume-se a ouvir a Palavra de Deus, pois a fé vem pelo ouvir suas mensagens. Quanto mais você ouvir, maior será a fé em você. Ninguém nasce com fé; nem os filhos dos crentes. Ela vai se instalando devagarzinho, crescendo em você pelo ouvir da Palavra de Deus. Talvez agora você entenda porque os crentes têm tantas reuniões durante a semana:  a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
 
Uma pessoa que tem fé dá bom testemunho, espalha a semente do bem, terá uma passagem marcante por este mundo, e Deus será glorificado por sua vida.  A fé é energética, é um elemento interno, contínuo, uma energia positiva de Deus, e isso influencia os outros. Assim como alguns influenciam para o mal, outros influenciam para o bem.
 
 
 
 
 
NOSSA FÉ PODE FAVORECER OUTRAS PESSOAS 
 
 
 
Uma coisa interessante, e que poucas pessoas sabem, é que a gente pode crer em favor de outras pessoas (um amigo, um vizinho, marido, etc). A Bíblia nos dá exemplos variados dessa prática, como a cura da filha de Jairo (Mc 5:21-23), do paralítico de Cafarnaum (Mc 2:1-12) e outras passagens.
 
As pessoas podem ser beneficiadas pelo nosso ato de fé. Creiamos em Jesus, pois crer não depende de entendimento, de educação, de curso universitário...  Só depois de crer é que deve haver uma preocupação com o entendimento. Muitas pessoas pensam que funciona ao contrário: querem entender tudo para depois poderem crer, porém não é isso que a Bíblia nos ensina. O Espírito Santo diz, pela Palavra, que pela fé se chega a Deus.  Depois é que teremos uma vida inteira para aprendermos a Palavra.
 
 
 
TESTEMUNHO
 
 
 
Uma vez, no norte da Itália, um marujo chegou numa cidadezinha onde estava acontecendo um grande avivamento. Pessoa terrível, boca imoral, errou o caminho das casas de prostituição e acabou entrando por acaso numa igreja evangélica. Assistiu tudo, não entendeu nada, mas creu! Creu!
 
Naquela noite, ela não falou mais palavrões ao voltar para o navio, tentou fazer uma oração como tinha visto os outros fazerem na igreja; não respondeu às provocações de seus companheiros marinheiros bêbados, o que, em condições normais, resultaria em arruaça, em briga corporal.
 
Na manhã seguinte ele voltou àquela igreja, procurou o pastor que havia pregado, e descreveu sua mudança de comportamento a partir do culto da noite anterior. Não sabia o porquê e estranhava o que lhe estava acontecendo. Queria entender! 
 
Inicialmente, o pregador lhe aconselhou a agradecer a Deus por lhe haver tocado, por ter tido preocupação com ele, por ter mudado o seu coração. Aconselhou, depois, para que o rapaz não se preocupasse com o entendimento imediato das coisas espirituais. O mais importante é o fato de Deus ter entrado na sua vida.
 
 
 
 
 
DEPOIS DA FÉ, O ENTENDIMENTO
 
 
 
Conforme lemos no versículo 3 de Hebreus 11, essa é a maior urgência na vida de um ser humano: crer no seu criador.  O resto lhe será ensinado pelo próprio Deus, à medida que seu contato com Ele for aumentando.
 
Depois da fé, o entendimento. Jesus é o caminho por onde vamos caminhar. A fé nos colocou nesse caminho; basta que se ande despreocupado por ali, pois esse caminho representa a verdade e a vida, segundo lemos em João 14:6.
 
Primeiro você caminha, conhece a verdade e só então você terá vida. O primeiro passo é a fé!  Então, dê um passo em direção a Jesus, e tenha um fundamento para a sua vida, para que ela não caia.  Creia em Jesus e caminhe com Ele. Mas primeiro desvencilhe-se da religião!  Peça a Jesus que tome conta do seu coração!
 
 
 
AUTOR
 
Pr. Bartolomeu Severino de Andrade
 
 
 
Esta pregação aconteceu em 08/05/1992, tendo por local a Igreja ADI, em Tubarão/SC. Os trabalhos de gravação, formatação e edição foram produzidos por Walmir Damiani Corrêa  —  www.elevados.com.br.
 

 

Por: Bartolomeu de Andrade

Publicado em 07/04/2014

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2022