O parapeito espiritual

 

 O PARAPEITO ESPIRITUAL

 

 

Quando construíres uma casa nova, farás um parapeito ao redor do terraço, para que não tragas sangue sobre a tua casa, se alguém cair dela.    (Dt 22:8)

 
 
DEUS ZELOSO
 
 
 
Esse é um texto que relata alguma coisa bem física, bem material, um texto que regula o comportamento do povo de Deus, para aquele povo, naquele tempo, com relação a todos os aspectos da vida, com relação a todas as disposições humanas. Este texto fala por mandato divino, ensinando de que maneira aqueles filhos de Israel, aqueles filhos de Deus deveriam construir as suas casas.
 
O texto lido é claro e a inferência é lógica, requerendo, indispensavelmente, um pouco de conhecimento histórico da época em que a Palavra de Deus foi dada. Sem esse conhecimento básico, corremos o risco de não entendermos o que a Bíblia está dizendo ou, pior ainda,  incorrermos em distorções, pelo fato de não compreendermos com exatidão aquilo que a Palavra de Deus diz. Então, por que será que Deus deu essa ordem material, física, específica, para os israelitas que fossem construir uma casa nova?  
 
Lendo novamente o nosso texto-base, parece que ele não tem muito sentido. O problema, porém, é que naquela época, no Oriente, as casas eram construídas de forma bem diferente das nossas casas de hoje, aqui do Ocidente. É bom lembrarmos que estamos separados dessa época do Antigo Testamento por milhares e milhares de anos. Naquela época, o telhado das casas não servia apenas para impedir que as pessoas se molhassem quando chovesse, ou se queimasse quando o sol estivesse escaldante; no verão, à noite, os telhados das casas, por estarem expostos ao ar livre, era um local mais fresco do que dentro de casa, e eram usados para algum membro da família dormir, ou mesmo para toda a família.
 
Além dessa finalidade, mencionaremos apenas outra importante: era o melhor local para espalhar e secar grãos, sementes, uvas, figos e assim por diante, muito parecido com os pátios cimentados onde, na Bahia, até hoje seca-se os grãos do cacau. 
 
Deus, como se vê, não é como a maioria dos homens, que não planeja as coisas futuras. Ele antevê os problemas. Ele é um Deus precavido, um Deus provedor. Veja bem que Deus se preocupa com a possibilidade de alguém cair daquele terraço, pois logicamente toda a família teria acesso àquele local, inclusive crianças. Foi quando Deus aconselha a construir um parapeito de proteção para tais terraços.
 
As casas, naquela época, eram construídas num formato quadrado, e assim o parapeito teria quatro lados, mais um menos um metro de altura, protegendo, obviamente, os quatro lados do terraço.  Esse local, então, ficaria muito bem guarnecido, as pessoas poderiam dormir ali nas noites mais quentes, seu cultivo também poderia ser exposto ao sol, as crianças teriam mais um lugar para brincarem livres e assim por diante.
 
 

A INTENÇÃO OCULTA DE DEUS
 
 
 
Vocês podem estar pensando que estamos querendo dar uma aula de história, que estamos querendo falar dos costumes do povo de Israel, na época em que a Palavra de Deus foi dada a esse povo. Mas, certamente que não é esse o nosso objetivo. O que estamos querendo dizer é que quando Deus manda fazer alguma coisa de ordem física, Ele faz com que a execução do Seu mandato tenha reflexos no bem-estar espiritual de cada um de nós.
 
Vamos, a partir de agora, olhar para esse texto de maneira metafórica, procurando, pela graça de Deus, interpretar a intenção oculta de Deus a intenção por trás dos aspectos puramente exteriores e vamos tentar perceber como a Bíblia toda revela um Deus provedor de todas as coisas, um Deus cuidadoso em que tenhamos uma boa vida, uma vida estável, uma vida abençoada, onde o Seu nome seja glorificado no nosso coração.
 
Da mesma forma como existia no plano de Deus um cuidado com aqueles que fizessem uma casa nova, uma proteção para que ninguém naquela casa sofresse qualquer tipo de acidente, Ele também quer que sejam edificados parapeitos espirituais para a casa do nosso coração, para a casa da nossa família, tudo no sentido mais profundo e espiritual.  Ou será que você pensa diferente?  Será que o Deus da Bíblia só se revela com um Deus criterioso, cuidadoso com as coisas materiais e físicas?  Ou será que a Bíblia nos mostra um Deus que se utiliza e ordena coisas espirituais sempre com a intenção de que o Seu Povo possa ver refletido ali, o Seu cuidado mais especial e mais profundo, ou seja, o interesse que Ele tem de nos ver estáveis na Sua presença, em paz conosco mesmos, com nossas famílias, e em especial em paz com o nosso próprio Deus?
 
 
 
 
 
OS QUATRO LADOS DO PARAPEITO
 
 
 
Através das páginas da Bíblia, vamos tentar identificar os quatro lados desse parapeito espiritual que Deus nos sugere, para que possamos viver em paz na Sua gloriosa presença.
 
Deus quer que sua família seja ajustada, sabia? Deus quer que, do mesmo modo que não caia ninguém de cima do terraço da tua casa, por falta de parapeito, que seus filhos não se percam na porta do colégio!  Pode ser que a gente tome todos os cuidados materiais possíveis, evitar todo tipo de dano acidental para nossa família, mas deixarmos os nossos filhos como vítimas muito fáceis nas garras de satanás, que pode estar ali na porta do colégio, onde seu filho estuda, para lhe vender cocaína, para lhe trazer transtornos praticamente insanáveis.
 
Deus não quer isso! Deus preparou um parapeito espiritual para os nossos lares, e não apenas aquele que pode causar acidentes físicos. O que Deus quer é que passemos para nossos filhos a Sua Palavra, as Suas virtudes, que venham a trazer segurança, quando eles não estiverem debaixo das nossas vistas. Existem parapeitos espirituais, dentro dos quais a sua família crescerá feliz, unida, e a sua casa permanecerá inabalável na presença de Deus, sem discórdia ou desarmonia.
 
É por isso que você deve encarar com cuidado a Palavra de Deus, e tratar de praticá-la na sua família e na sua vida, para que consiga ver a glória de Deus brilhando no seu lar, para que consiga ver a misericórdia de Deus se renovando a cada dia na intimidade da sua casa.
 
Vamos ver, agora, quais são os cuidados que precisamos ter, no momento de edificarmos os quatro paredões do parapeito espiritual, que haverá de proteger o crescimento da nossa família, para que nós mesmos não venhamos a nos perder dentro do nosso lar. Pode parecer que os adultos não podem se perder dentro da própria casa, mas isso acontece!  É muito comum casais com 20, 30 anos de casamento que simplesmente não se falam dentro de casa, não se olham... Apenas se suportam, apenas ocupam o mesmo espaço. Não existe mais vivência matrimonial e espiritual. Tem casais nesta cidade que há mais de dez anos não se procuram sexualmente! Simplesmente morreram para tudo o que signifique sentimento, afetividade e respeito mútuo entre um casal.  Sem dúvida alguma, não havia parapeito espiritual naquela casa. Estavam totalmente desprotegidos e foram atacados por Satanás.
 
 

PRATICAR A PALAVRA DE DEUS EM CASA
 
 
 
Este é o primeiro paredão espiritual a ser edificado no parapeito da nossa casa. Você tem que ter consciência de que a primeira Igreja que seus filhos conhecem é a sua própria casa, e que a primeira imagem de Deus vêm através do seu pai. Isso é certo, porque biblicamente o pai é o representante de Deus dentro do lar e isso é princípio de vida espiritual.  Deus é cabeça de Cristo, Cristo é cabeça do homem, e o homem é cabeça da mulher. Está escrito!  Quando o pai fracassa em representar Deus dentro do seu lar, não é só o dia-a-dia da família que fica descontrolado, mas isso redunda em prejuízos eternos!
 
Assim, se a Palavra de Deus não for praticada no lar, nossa casa não será edificada espiritualmente. Veja o que diz Mateus 7:24-27:
 
 
Portanto todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.  Aquele que ouve estas minhas palavras, mas não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.  Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos, e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda.
 
 
Sem necessidade de interpretação, Cristo disse com todas as letras: Quem escuta as minhas palavras e as pratica é semelhante ao homem que edifica sua casa na rocha. Quando a tempestade vem, sua casa não cai porque está edificada sobre a rocha.  A rocha aqui representa a essência prática da Palavra de Deus.  É bom que se diga que a Bíblia não tem valor algum se nós apenas a lermos, ou a ouvimos. Ela deixa de ter virtudes, se nós apenas a temos na mente e não no coração. Foi Jesus quem disse que nós precisamos ouvir a Palavra de Deus e praticá-la todos os dias da nossa vida. Ele está dizendo nessa parábola, que se não praticarmos Sua Palavra, estaremos edificando nossa casa espiritual na areia, sem base, sem sustentação! A Bíblia diz que devemos ser praticantes da Palavra e não meros ouvintes! Procure nunca esquecer essa frase bíblica: “Não seja ouvinte esquecido da Palavra de Deus. Pelo contrário, seja diligente praticante da Palavra de Deus.” Só assim seremos bem-aventurados na nossa vida.
 
Lar é lugar de Bíblia; família é lugar de Bíblia!  O pai de família tem a obrigação de abrir a Bíblia e ler para os seus filhos! A mãe deve fazer o mesmo! As famílias cristãs devem se reunir pelo menos uma vez por semana para ler a Palavra, para meditar sobre ela, e essa casa será edificada por esta Palavra.
 
 
 
O TEMOR DE DEUS
 
 
 
A atitude de praticar a Palavra de Deus vai trazer alguns valores às demais peças que faltam para completar o nosso quebra-cabeça desse estudo. É preciso saber que a Bíblia é viva, não é um livro de homens, é uma palavra que entra nos nossos corações e mexe com tudo, se aprofunda, e faz uma revolução. Em João 17:17, Jesus orando a Deus por nós, diz: “Pai, santifica-os na verdade. Tua palavra é a verdade.” 
 
Assim, entre outras coisas que a Palavra de Deus faz, uma delas é santificar você! Receba a Palavra, aprenda a Palavra, pratique a Palavra, porque ela é viva, é poderosa, é eficaz, é penetrante, é profunda!  Acima de tudo, ela vai dar sustentação para a sua casa. Se na sua casa você lê a Palavra, essa casa será edificada!  
 
Não sou eu quem diz isso, mas Jesus o disse, de maneira bem firme e clara. Disse que ventos iriam soprar, que chuvas iriam vir, mas ela não iria cair! Estaria edificada sobre a rocha! O diabo vai mandar tudo o que ele tem direito, tempestades, ventos, mas você continuará vitorioso. Você será tentado, seus filhos serão tentados, sua família será provada, mas a Palavra de Deus vai te sustentar!
 
Houve uma época da minha vida em que eu me sentia em trevas, e a única luz que havia em mim era Jesus. Eu praticamente não conseguia mais orar, só chorava, e dizia para Deus que não estava mais resistindo, e Deus nesse momento me deu uma visão: uma enorme árvore frondosa apareceu na minha frente, com galhos fortíssimos. De repente, apareceu um máquina semelhante a um tanque de guerra, muito grande também, tentando empurrar e derrubar aquela árvore. A árvore curvava-se, curvava-se, até o ponto em que suas copa começaram a bater no chão...  “Meu Deus, o que significa isso ?!?”   Foi o meu grito, naquele momento! E Deus disse:  A árvore é você e a máquina é o diabo. Mas assim como a árvore se curva até o chão, mas não cai porque a raiz é profunda, eu te digo que essas trevas passarão, levanta tua cabeça porque eu vou te dar a vitória.
 
Essa Palavra Viva vai produzir em você o temor de Deus, o segundo paredão do parapeito espiritual da nossa casa. É bom lembrar que quando não há temor de Deus não há respeito, quando não há temor de Deus só existe anarquia, indisciplina. Quando não há temor de Deus o homem peca, a mulher peca, toda a família peca, tudo se desencaminha.  O que será que me mantém fiel à minha esposa?  Será que eu estou morto, só tenho olhos para ela?  Será que não tem mulheres bonitas por aí, ainda mais hoje que elas estão andando desnudas!  Em primeiro lugar, eu não traio minha esposa porque tenho temor de Deus, e em segundo lugar porque eu a amo, e quem ama não deve trair. Antes de pecar contra ela, eu estarei pecando contra o meu Deus, aquele que me salvou, que me tirou das drogas, que me encheu do Espírito, que me fez um pregador da Sua Palavra... Eu não vou trair esse meu Deus, pois eu tenho temor d’Ele.
 
Todos nós somos tentados e enfrentamos uma luta terrível. Deus não poupou nem Seu Filho da tentação, por que iria poupar a nós?  Porém, o que pode nos guardar é o temor de Deus, temor esse que a Palavra vai produzir na medida em que estivermos nos aprofundando nela e estivermos praticando seus ensinamentos. Filho com temor de Deus respeita seus pais; crente com temor de Deus não desacata seus irmãos de fé, na Igreja...  Quando não há temor, não há respeito!  Quando o temor de Deus está em nós, Deus é honrado na nossa casa, e nossos filhos verão essa honra reinando em redor deles.
 
O Salmo 128 diz o seguinte: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor, e anda nos seus caminhos. Comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e tudo te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Assim é abençoado o homem que teme ao Senhor.”
 
Eis aí o segredo da vitória de Deus na nossa casa! Praticar a Palavra produz temor no coração da tua esposa, dos teus filhos...  O temor do Senhor proporcionará um lar feliz, abençoado.  É o Salmo 128 quem registra e não eu.  E o Salmo continua: “O Senhor te abençoe de Sião todos os dias da tua vida, para que vejas a prosperidade de Jerusalém, e vivas para ver os filhos dos teus filhos. Paz seja sobre Israel!”   Vamos adaptar essas palavras para nós:  prosperidade da nossa terra, e paz sobre a nossa Igreja.
 
Veja, no Salmo que lemos, que o temor de Deus é mencionado duas vezes: quando há temor do Senhor na minha vida, eu sou feliz dentro da minha casa, e quando há temor de Deus dentro da minha casa, minha mulher será uma videira frutífera e meus filhos serão como plantação de oliveira em volta da minha mesa. E continua dizendo que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. Agora, preste atenção para uma coisa:  temer não significa ter medo de Deus, mas respeitar ao Senhor. 
 
 
 
INVOCAÇÃO DO NOME DO SENHOR
 
 
 
O terceiro paredão do nosso parapeito espiritual é a invocação do nome do Senhor dentro da nossa casa.  Agora, responda-me sinceramente: quanto tempo faz que você não lê a Bíblia?  Quanto tempo faz que você não ora regularmente ao Senhor, que não clama a Deus pela sua casa, pela sua família?  Cada um sabe o que está acontecendo, ou deixando de acontecer no seu dia-a-dia. Sabemos de pessoas que vivem orando e clamando a Deus pelos seus, e temos certeza de que o Senhor responderá a essas súplicas. Pode até demorar vinte anos, mas Deus não é injusto para deixar de ouvir a oração de uma mãe, de um pai... 
 
Pais e mães que me ouvem neste momento, por favor, orem ao Senhor, invoquem o nome do Senhor todo dia: de manhã, de tarde, de noite, que seus filhos virão um a um para a presença de Deus. Deus faz resgatá-los um a um!  Digo isso em nome de Jesus!
 
Casa é lugar de oração! Nós arrumamos tempo para tudo em nossa casa; menos para orar! Arrumamos tempo para ver a novela das seis, das sete, das oito, das dez, da meia-noite... Arrumamos tempo para convidar amigos para um jantar, para brincar de vídeo-game, computadores, sei-lá-mais-o-quê! Mas Deus está dizendo aqui que você precisa ter tempo é para Ele!  Clame ao Senhor!
 
Jó 1:5 diz o seguinte: “Terminados os dias de banquetes, Jó chamava os seus filhos e os santificava. Levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pensando: Talvez os meus filhos tenham pecado e blasfemado contra Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.” Como se pode ver bem claro, Jó não se contentava apenas de banquetear-se com os seus filhos. A casa de Jó não era só de festas! Veja bem que não temos nada contra reunir a família e festejar! Isso é maravilhoso! É muito salutar! O problema é quando só damos lugar para festas e nenhum para oração. Esse é o problema!  Jó se reunia com seus filhos também para orar, para clamar a Deus pelas suas vidas!  Depois da festa vem o encontro com Deus!
 
“...Fazia isso continuamente.”  Jó foi um pai de verdade!  Não é um pai que só tem dinheiro para comemorar com comilanças e festanças os aniversários de seus familiares. Além de dinheiro, Jó também tem fé, para ficar na presença de Deus, quando a comilança acabar. 
 
Se você começar a orar, a invocar o nome de Deus na sua casa, Deus vai começar a abençoar a sua família.  Seus filhos precisam ver você fazer isso! Cada dia você deve ir até a cama onde seus filhos estão dormindo e orar por eles, clamar a Deus por eles. Todos os dias!  Continuamente!  Seus filhos aprenderão, assistindo essa prática, que existe poder na oração. Desde crianças, nossos filhos aprenderão que nossos sofrimentos são resolvidos por Jesus, através das orações. Com essa prática, você vai projetar nos seus filhos o temor de Deus, vai gerar neles uma capacidade de orar também!  E Deus ouve!!!  
 
 
 
SERVIR A DEUS
 
 
 
É o quarto paredão do parapeito espiritual:  nossa casa é o lugar de servir a Deus.  No capítulo 24:15 do livro de Josué, lemos o seguinte: “...eu e minha casa serviremos ao Senhor.”  Tem gente que projeta tudo na sua casa, menos algum lugar para servir a Deus. Se você declarar essa mesma frase de Josué, na sua própria casa, pode estar certo de que Ele vai arrumar alguma coisa para você e sua família fazerem em prol do crescimento do Reino de Deus na face da terra, e para que o nome d’Ele seja glorificado na sua vida e na vida de cada um dos seus familiares.
 
O que a sua família tem feito para que o Reino de Deus se expanda na face da terra? O que a sua família tem feito para que famílias sejam salvas, no lugar onde Deus a plantou?
 
Este é o quarto paredão do parapeito espiritual:  “...Eu e minha casa serviremos ao Senhor.”  A família precisa orar para que seus vizinhos sejam salvos, para que a Palavra de Deus seja semeada.
 
 
 
CONCLUSÃO
 
 
 
Com esse quarto paredão, está completada toda a segurança para a nossa casa, espiritualmente. O diabo não vai poder destruir a nossa casa!  Jesus vai ser glorificado no nosso lar!  Nossos filhos nunca serão viciados, prostitutas, homossexuais, ladrões... Não haverá traição de parte alguma, dentro desse lar! Nossa família não será um lugar de briga, de desordem, mas um lugar de paz, onde Deus será glorificado! 
 
Finalizando, é preciso praticar a Palavra de Deus, é preciso ter temor de Deus no lar, é preciso invocar o nome de Jesus na nossa casa, para que sirvamos bem ao Senhor. Não seja egoísta, não pense só em você, mas, ao contrário, abra as portas da sua casa para o Reino de Deus e faça tudo que estiver ao seu alcance, para que Deus possa encontrar um caminho no seu lar para Ele poder se revelar, trazer Salvação, vida e paz a todos os que ali habitem. Tudo para glória do Seu santo e poderoso nome.  
 
 
 
AUTOR
 
Pr. Bartolomeu Severino de Andrade
 
 
 
Esta pregação aconteceu em 04/05/1997, tendo por local a Igreja ADI, em Tubarão/SC. Os trabalhos de gravação, formatação e edição foram produzidos por Walmir Damiani Corrêa  —  www.elevados.com.br.
 
 
 

 

Por: Bartolomeu de Andrade

Publicado em 08/04/2014

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2024