Amar a Deus sobre todas as coisas

 

 AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

 

 

Contudo, muitos dentre as autoridades creram n’Ele. Mas por causa dos fariseus não confessaram a sua fé, pois tinham medo de ser expulsos da sinagoga, pois amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Então Jesus clamou: “Quem crê em mim crê não somente em mim, mas também n’Aquele que me enviou. Quem me vê, vê Aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras, mas não as guardar, eu não o julgo. Pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue: a própria Palavra que tenho proferido, essa há de julgá-lo no último dia. Pois Eu não falei de mim mesmo, mas o Pai que me enviou, me prescreveu o que dizer e de que falar. Eu sei que o Seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo, digo-o como o Pai me disse.”  (João 12:42-50)

 

Lemos um texto onde o Espírito Santo diz que, apesar de tudo, da oposição, das barreiras, etc., muitos creram em Jesus durante Suas andanças pela Palestina, inclusive pessoas importantes do governo, das entidades religiosas, porém, pelo medo de serem expulsas das sinagogas, preferiram calar, engolir a sua fé. 

Esta é a mensagem que nos chega hoje: devemos amar mais às coisas de Deus do que às coisas do mundo, sob pena de sairmos muito prejudicados.
 
 
 
DEUS EM PRIMEIRO LUGAR
 
 
 
Aqueles homens seriam perseguidos e por esse motivo decidiram calar, colocar as autoridades desse mundo em primeiro lugar. Não foi o caso do apóstolo Paulo, que enfrentou a todo tipo de perseguição, abandonando sua colocação no meio dos principais para poder seguir Jesus condignamente, vivendo uma vida apertada, de tribulação em tribulação. Afinal, é a própria Palavra de Deus que adverte àqueles que quiserem viver uma vida piedosa, na presença de Deus: eles fatalmente sofrerão perseguições.
 
Assim, não há novidade, nem surpresa, pois está escrito bem claro na Bíblia, onde também se lê que no mundo só teremos aflições.
 
 
 
AFLIÇÃO TRANSFORMADA EM GLÓRIA
 
 
 
Certa vez, Paulo foi advertido pelos seus queridos irmãos de fé, de que tinha havido uma profecia a respeito de sua ida para Jerusalém, de que seria preso lá. Paulo, porém, não temia entregar sua vida em troca da obra missionária a que tinha se destinado; não temia perder sua vida por Jesus.
 
Na sua carta aos Colossenses (Cap. 3), Paulo diz que a aflição pela qual passavam naquela época não se comparava à glória que haveria de vir. Ele se entregava de corpo e alma à obra de Deus, pois agradar a Deus estava sempre em primeiro lugar, na sua vida. 
 
 
 
 
O MEDO DAS PERSEGUIÇÕES
 
 
Deus quer que as coisas d’Ele sejam postas em preferência, para que não nos comportemos como os fariseus covardes. Lembramos agora de Nicodemos, pessoa importante daquela época que, sem dúvida, deveria fazer parte dessa lista de pessoas que creram em Jesus, mas temiam manifestar essa mudança no seu comportamento, na sua fé.
 
Era medo puro! Nicodemos ficou na sombra para se aproximar de Jesus, preferiu as trevas. E foi nas sombras também que Judas agiu quando vendeu Jesus por 30 moedas de prata. Quem busca a noite, é filho das trevas; nós, ao contrário, somos filhos da alva, da luz.
 
 
Muitos se escondem na escuridão da noite, envergonham-se de servir a Jesus, por causa do clube, do status social, da política, da carreira profissional, da escola...  Veja que é a Palavra de Deus quem diz que aquele que se envergonhar de Jesus, o Pai também se envergonhará dele. Também é a Palavra de Deus quem diz que Jesus virá a este mundo numa segunda vez, só que não será novamente como o Cordeiro condenado ao matadouro, mas como Poderoso Juiz.
 
 
 
 
 
 
VIDA TRANSPARENTE
 
 
 
Que ninguém queira brincar de “igrejinha”, com um pé na igreja e outro no mundo! Cuidado com a conduta, com o tipo de roupa que veste, com certas atitudes que mais caracterizam um filho da treva do que um filho da luz. Precisamos levar mais a sério as coisas de Deus, ter a cara descoberta, não procurando nos esconder. É por isso que dizemos que devemos buscar a luz do dia, a transparência.  As pessoas perdem tanto tempo nos clubes, em reuniões sociais, mas quando um culto de louvor a Deus passa um pouquinho da hora, já começam a reclamar.  
 
 
 
 
 
NÃO DUVIDE DA PALAVRA DE DEUS 
 
 
 
Muitos podem estar pensando que estamos pregando uma mensagem encomendada, mas garantimos que estamos na presença do Espírito Santo de Deus. Receba essa Palavra com confiança, não duvide da sua procedência! O texto que lemos mostra Jesus dizendo que aquele que O rejeitar, estará rejeitando ao próprio Deus. Aprenda que você é responsável pela Palavra que está ouvindo, e que essa Palavra é a mesma que sempre esteve na boca de Jesus. 
 
Não lute contra as coisas de Deus. Aprenda que as coisas deste mundo são como a erva que, uma vez seca, o vento a leva para qualquer lugar. Mas a Palavra de Deus, essa permanecerá para sempre.
 
 
 
A PALAVRA ESPECÍFICA DESTA MENSAGEM
 
 
 
A mensagem de Deus para esta oportunidade é que você não ame às coisas do mundo, que você não tenha vergonha de andar com a Bíblia embaixo do braço, ou que não se envergonhe em orar antes de uma refeição, quando estiver em público.
 
É como diz a letra daquele hino maravilhoso: “Tu és fiel, Senhor!”  Deus realmente é fiel conosco todo o tempo, e deseja que nós também sejamos fiéis com Ele. Mas a fidelidade que Ele deseja é aquela de coração e não a quem vem apenas dos lábios. Ele quer que cantemos como os anjos e vivamos como os anjos, em permanente adoração a Ele. 
 
Que haja coerência entre o nosso falar e o nosso agir, é o que Deus espera de nós, a partir do dia de hoje, e para sempre.
 
 
 
AUTOR
Pr. Bartolomeu Severino de Andrade
 
 
 
Esta pregação aconteceu em 06/09/1992, tendo por local a Igreja ADI, em Tubarão/SC. Os trabalhos de gravação, formatação e edição foram produzidos por Walmir Damiani Corrêa  —  www.elevados.com.br.
 

Por: Bartolomeu de Andrade

Publicado em 08/04/2014

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2024