Corra com os cavalos

 

CORRA COM OS CAVALOS:

PARA QUEM BUSCA UMA VIDA DE EXCELÊNCIA

 

 

 

O filósofo e mártir tcheco, Vitezslav Gardavsky, falecido em 1978, elegeu Jeremias como seu "modelo de homem" em sua campanha contra uma sociedade que, cuidadosamente, planejava cada detalhe da existência material, porém eliminava o mistério do milagre, extirpando toda a liberdade da vida.

Ele escreveu em seu livro “God is not yet Dead” (Deus não está morto ainda) que a terrível ameaça contra a vida não é a morte, ou a dor, nem qualquer variedade de desastres contra os quais nós, tão obsessivamente, procuramos nos proteger com nossos sistemas sociais e estratagemas pessoais. Ele dizia ali que a grande ameaça é "morrermos antes de realmente morrer, antes que a morte se torne uma necessidade natural. O verdadeiro horror repousa exatamente sobre essa morte prematura, após a qual continuamos a viver por muitos anos".

Há uma passagem memorável com respeito à vida de Jeremias, quando esmagado pela oposição e mergulhado na autopiedade, ele esteve a ponto de capitular, entregando-se à morte prematura. Jeremias estava pronto a abandonar seu único chamado divino e resignado a ser apenas uma estatística de Jerusalém. Naquele momento crítico, o profeta ouviu esta admoestação: "Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro que farás na floresta do Jordão?" (Jeremias 12:5)

O bioquímico Erwin Chargaff atualizou as questões: "O que você deseja alcançar? Grandes fortunas? Comida mais barata? Uma vida feliz, mais duradoura? É poder sobre os vizinhos o que persegues? Estará você apenas procurando escapar à morte? Ou será que você busca maior sabedoria e devoção mais profunda?”

A vida é difícil, Jeremias. Você irá desistir diante da primeira onda de oposição? Irá bater em retirada quando descobrir que há muito mais por que se viver do que três refeições diárias e um lugar seco para descansar à noite? Procurará refugiar-se em casa no instante em que descobrir que multidões de pessoas estão mais interessadas em manter seus pés aquecidos do que viver sob risco para a glória de Deus?

Você irá manter uma vida cautelosa ou corajosa? Eu o chamei para viver o seu melhor, para perseguir a justiça, manter a direção rumo à excelência. É muito mais fácil, como bem sabe, ser neurótico. É muito mais simples viver como parasita. É menos complexo relaxar e deixar-se levar pelos braços da maioria. Mais fácil, porém não melhor, não mais significante, não mais recompensador. Eu o chamei para uma vida de propósito, muito além do que você pensa ser capaz de viver e prometi dar-lhe forças suficientes para você cumprir o seu destino.

 

AUTOR

Pr. Eugene H. Peterson

 

O pastor Eugene H.Peterson pastoreia a Igreja Presbiteriana Christ Our King, em Bel Air, Maryland, sendo professor emérito de Teologia Espiritual no Regent College, em Vancouver, Canadá.  Ele é autor de vários livros já publicados em português.  O presente artigo que transcrevemos foi extraído de um desses livros, que possui o mesmo nome.

 

Por: Eugene H.Peterson

Publicado em 24/05/2014

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2022