Jesus cumpre as profecias

 

JESUS CUMPRE AS PROFECIAS

 

 

Aqueles que se haviam reunido perguntaram-Lhe: “Senhor, restaurarás Tu neste tempo o reino de Israel?”  Ele lhes disse: “Não vos pertence saber os tempos ou as épocas que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” Depois que lhes disse isso, vendo-o eles, foi elevado às alturas e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E estando eles com os olhos fitos no céu enquanto Ele subia, de repente junto deles se puseram dois homens vestidos de branco, os quais lhes disseram: “Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir, assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:6-11)

Do Senhor é a terra e toda a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam; por ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre as águas. Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente, este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a sua face, ó Deus de Jacó.  Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.  Quem é esse Rei da Glória?  O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.  Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória?  O Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória.  (Salmo 24)

 

Jesus veio a este mundo para cumprir um ministério, para fazer uma grande obra. O Espírito Santo estava com Ele para pregar o Evangelho, para libertar os cativos, para restaurar os cegos espirituais.

 

JESUS LENDO AS PROFECIAS

 

Quando Jesus começou a percorrer as terras da Palestina, cumpria-se uma série de profecias do Antigo Testamento. Nenhuma interpretação de profecia é de natureza humana. À medida em que Ele andava por aqueles lugares, tudo ia se cumprindo.

Uma vez Jesus estava passando por Nazaré, Sua cidade natal, era Sábado, e Ele entrou numa sinagoga repleta de judeus.  Ao entrar, pediu ao assistente que Lhe emprestasse os escritos de Isaías, e leu para todos aquele trecho escrito há mais de 700 anos de Sua época:

 

Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.  Após ler essa passagem, Jesus disse aos judeus: “Hoje se cumpre essa profecia. (Isaías 53:5)

 

As profecias de Miquéias, Isaías e Jeremias só aconteceram porque esses servos foram tomados pelo Espírito Santo de Deus. Eles sentiam um chamado. Abriam suas bocas e falavam a Palavra de Deus. Eles obedeciam. 

Assim era Jesus: quando Ele falava, a luz de Deus se irradiava, os leprosos saíam de seus esconderijos e se prostravam, criam n’Ele; os cegos pediam misericórdia. Jesus curava cegos, torcidos, tudo! Jesus dizia: “O Espírito de Deus está sobre mim.”  O endemoninhado de Gadara veio ao Seu encontro sabendo quem Ele era, que era o Filho do Deus Altíssimo.  E Jesus ia fazendo Sua obra... Os cegos, os coxos, a prostituta...  Todos precisavam d’Ele.

 

 

ASSUMINDO AS PROFECIAS

 

Mas foi chegando o dia em que Ele teria que cumprir a maior profecia, o objetivo da Sua vinda para este mundo. Estava no monte, passou a sentir uma dor muito grande, vendo aproximar-se a morte de cruz.  Chamou Seus colaboradores mais próximos — Pedro, Tiago e João — pedindo que ficassem com Ele. O peso dos nossos pecados estava começando a cair sobre Seus ombros. Jesus estava se sentindo mal, agoniado, e pediu que Seus discípulos vigiassem com Ele, que orassem com Ele, que O ajudassem.

Enquanto Jesus orava, Ele chorava, e Suas gotas de suor iam se transformando em gotas de sangue! Foi nesse momento terrível que o Mestre surpreendeu os três discípulos dormindo. As trevas eram tremendas, Jesus estava agoniado... Jesus lamentou a falta de discernimento dos discípulos, porém, como em hora de desespero a única saída é a oração, foi isso que Jesus fez.  Nada nos traz mais a paz do que a presença de Deus envolvida nas nossas orações. 

 

 

Jesus volta a orar e Seus discípulos voltam a dormir. Ele pede a Deus, em oração, que afastasse d’Ele aquela situação dramática, mas logo reagiu, colocando-se às ordens de Deus para que fosse concluída a Sua obra proposta para este mundo: Ele precisava pagar pelas nossas transgressões, pois se evitasse passar por isso, a história bíblica seria interrompida, e não passaria de uma farsa.

No Evangelho de João vemos Jesus dizer que Sua alma estava angustiada até à morte, mas Ele não fugiu da Sua missão.  A voz de Deus fez-se ouvir, naquele terrível momento: “Já te tenho glorificado e ainda te gloriarei mais.” As pessoas presentes não entendiam o que estava acontecendo. Não sabiam se era um anjo, se era um terremoto...  Não estavam entendendo nada!

Após a decepção de surpreender Seus três discípulos mais confiáveis a dormir, e de ter-se colocado à disposição do Pai para cumprir Sua tarefa, Jesus caminha resoluto para Jerusalém, passando antes por Jericó. Lá, todos viram Seu rosto direcionado obstinadamente para Jerusalém. Estava decidido; não iria decepcionar ao Pai.  E foi andando...

Lá chegando, Jesus foi escarnecido, foi vítima de um tribunal injusto, foi trocado por um bandido... Jerusalém, sem dúvidas, estava ensandecida.  Aqueles que costumavam ver as maravilhas, agora queriam o Seu sangue, a Sua morte, a Sua crucificação. 

 

 

Pilatos, ao contrário, lavou suas mãos, pretendendo, com essa atitude, que o sangue de Jesus não caísse sobre ele.

E o espetáculo continuou: puseram roupas ridículas sobre Jesus, cravaram-Lhe uma coroa de espinhos na cabeça, bateram-Lhe com varas, esbofetearam-Lhe, cuspiram-Lhe o rosto... 

Jesus teve que enfrentar tudo aquilo por nós.  Ele estava obedecendo à Palavra de Deus!  Jerusalém, que houvera assistido a tantos sinais, e que tanto se havia maravilhado, estava irreconhecível!

 

CUMPRINDO A MISSÃO

 

Cumpria-se ali a profecia do capítulo 53 do livro de Isaías. Observe que quando estamos pagando pela culpa, pelo ato de alguém, nos sentimos mal; imagine Jesus pagando pelos pecados do mundo inteiro! Jesus, naquele momento, perdia toda a Sua postura de príncipe, conforme previu Isaías. Não é que Jesus fosse feio, mas fizeram-no ficar feio.  Nossos pecados O desfiguraram!

 

 

E Jesus foi fiel até à morte, esvaziou-se em Si mesmo, reconheceu-se como servo de todos, morrendo na cruz, o pior castigo daquela época. Mesmo crucificado entre dois ladrões, não deixou de amar.  

Depois de tudo o que tinha passado, pediu a Deus que perdoasse a todos, pois não sabiam o que estavam fazendo.  Da cruz, Jesus falou com Sua mãe e orientou Seus discípulos. Ainda teve forças para incentivar Seus continuadores.

 

A EXTENSÃO DO ATO

 

Que Deus possa mostrar a todos a extensão daquilo que Jesus passou, pois isso fatalmente faria com que as coisas mudassem de rumo por aqui. A coisa é muito mais séria do que se possa imaginar. Por exemplo: quando Jesus teve sede, na cruz, deram-Lhe vinagre!  Sua vida estava por um fio, mas teve forças para dizer aos céus: “Tudo está consumado. Com perfeição consumou-se a obra que me deste. Pai, eu Te entrego meu espírito...”  Houve um tremor na terra, trevas imensas caíram sobre o lugar...  

No último estertor de Sua vida, o centurião que ali estava reconheceu Jesus como o Filho de Deus. Que tanta coisa deve ter acontecido naquele momento, que não foram registradas na Bíblia!

Ao terceiro dia, Jesus ressuscitou, madrugou mesmo antes das mulheres que foram à Sua sepultura. A pedra rolou, as armas dos guardiões caíram...  O Espírito de Deus madrugou!  A morte não podia reter o Filho de Deus!  Ao aparecer para as mulheres, um pouco depois, mandou-as levar um recado aos Seus discípulos, dizendo que subiria ao Seu Pai, mas que antes pretendia estar com eles na colina.

 

ÚLTIMAS RECOMENDAÇÕES

 

Depois de quarenta dias de ressuscitado, transmitiu a eles a autoridade que tinha de Deus, mandando-os ir aos quatro cantos da terra para pregar o Evangelho, curar os doentes, libertar os endemoninhados, etc. Após ter transferido esse ministério aos Seus discípulos, Ele começou a se levantar, foi subindo, subindo, uma cena assistida pelos discípulos boquiabertos, até que uma nuvem O encobriu dos seus olhos. Ficaram olhando desalentados, imaginando como se sentiriam sem a Sua presença.

Naquele momento, dois homens de branco, no meio dos discípulos, perguntaram por quê estavam olhando para as nuvens. Eles disseram aos discípulos que Jesus haveria de voltar a este mundo da mesma maneira como O viram subir e sumir.  

Ele virá outra vez!  Ele voltará! Nós precisamos estar preparados para esse dia, ou não subiremos com Ele. Torna-se necessário que façamos um pacto com Deus!  Precisamos nos converter de novo, se for o caso, e entregar nossa vida a Jesus.  Deus é maior do que o problema que possamos ter!  

 

CONCLUSÃO

 

Enquanto a nuvem O engolia, os anjos diziam: “Ele virá de novo!”  A Bíblia não continua a contar mais nada além disso que lemos, apenas mostrando Jesus a desaparecer nas nuvens. Deus, porém, estava preparado para recebê-Lo no céu, não como os judeus que O rejeitaram, mas com muito amor, com muito respeito, com muito orgulho.

A última parte do Salmo 24 revela tudo isso, muito antes do acontecimento. Vejamos:  

 

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória, Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória, Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; Ele é o  Rei da Glória. (Salmo 24:7-10)

 

 

 

Além deste mundo, o céu tem uma entrada eterna. Temos certeza de que foi assim que aconteceu, irmãos. Pelos olhos da fé podemos imaginar o céu se abrindo, os anjos enfileirados, os querubins batendo palmas, Deus ali junto à porta para honrar a Seu Amado Filho, coisa que este mundo não soube fazer. Cristo vive porque é vitorioso, porque venceu o mundo, foi fiel até à morte. Sem dúvida, Jesus é o Senhor Forte, o Senhor da Guerra mencionado no Salmo 24.

Assim como se abriram as portas eternas do céu, Deus quer que você abra a entrada do seu coração.  Quebre os grilhões!  Solte as amarras que o aprisionam!  Deus quer que você viva uma vida santa e justa!  Não faça como a maioria das pessoas, que desonram e rejeitam o Filho de Deus!  Antes, faça como o próprio Deus, que honrou Seu Filho, recebendo-O com glória nos céus.

Pela fé, receba Jesus em sua vida, como seu Senhor e Salvador pessoal. Ame-O! Respeite-O!  Ele morreu e ressuscitou e subiu ao céu por você! Em breve Ele virá te buscar, e espera-se que tu estejas preparado para este momento.  É o que desejamos, em nome de Jesus.

 

 AUTOR

Pr. Bartolomeu Severino de Andrade

 

 

Esta pregação aconteceu em 01/03/1992, tendo por local a Igreja ADI, em Tubarão/SC. Os trabalhos de gravação, formatação e edição foram produzidos por Walmir Damiani Corrêa  —  www.elevados.com.br.

 

 

 

 

Por: Bartolomeu de Andrade

Publicado em 02/08/2014

Procedência - www.elevados.com.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2024