Cuide bem de si mesmo

 


CUIDE BEM DE SI MESMO

 

 

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. (Provérbios 4:23-27)

 

 INTRODUÇÃO

 

No Livro de Provérbios o sábio rei Salomão dá ao seu filho inúmeros conselhos que têm o propósito de proporcionar-lhe sabedoria e entendimento, para que ele seja também sábio e prudente na maneira de pensar, falar, olhar e agir. Esses ensinamentos continuam vivos e eficazes ensinando-nos como devemos viver a vida cristã.

 

Guardando o coração acima de tudo

 

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. (v.23)

 

Atualmente, o nosso cérebro é considerado o centro diretor das atividades humanas, mas para a Bíblia esse centro diretor é o coração, pois segundo ela, é no coração que se encontra a fonte dos desejos e das decisões e, para nós, o coração é figurativamente a sede das emoções.

Para termos uma vida de vitória sobre o pecado devemos buscar a pureza da nossa mente. Por isso precisamos guardar o nosso coração para não cedermos aos desejos do pecado, pois o nosso coração é mais enganoso do que todas as coisas (Jeremias 17:9). Além disso, o mal procede da abundância do nosso coração. (Lucas 6:45)

 

Afastando a maldade dos lábios

 

Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios. (v.24)

 

A língua é o membro mais difícil de ser controlado, no nosso corpo. O Apóstolo Tiago afirma que ela é indomável (Tiago 3:5-12). As palavras que saem da nossa boca podem gerar bênção ou maldição (Provérbios 18:21). Por isso, devemos refrear a nossa língua do mal. (Salmos 34:13).

Só conseguiremos conter a nossa língua através da pureza da mente, pois aquilo que falamos revela a verdadeira condição da nossa mente, se estamos voltados para as coisas celestiais ou se os nossos interesses ainda são terrenos, se estamos nos submetendo à vontade do Senhor ou se a nossa própria vontade ainda nos domina.

 

Olhos que olham com firmeza

 

Teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.  (v.25)

 

Jesus ensinou que os nossos olhos precisam ser bons para que todo o nosso corpo seja luz (Mateus 6:22). Por isso, não devemos nos distrair olhando para cada coisa que surja em nossa frente, pois isso nos afastaria da presença de Deus, desviando o nosso pensamento para o mal.

A Bíblia ensina que devemos manter nosso olhar "firme" em Jesus, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). Foi olhando para Jesus que Pedro conseguiu andar sobre as águas e só afundou quando desviou o seu olhar do Mestre. (Mateus 14:25-31).

 

Ponderando a vereda dos pés

 

 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. (v.26)

 

Devemos sempre meditar e orar antes de agirmos. Nunca devemos agir de maneira intempestiva. Erramos quando não entregamos o nosso caminho nas mãos do Senhor, confiando no Seu amor e poder.

No versículo 18, Salomão afirma que a Bíblia ensina que "a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Por isso, devemos sempre confiar no Senhor, meditando e orando antes de agir, pois assim estaremos desviando os nossos pés do caminho mal.

 

Ande pelos princípios da Palavra de Deus

 

Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. (v.27)

 

Andar pelos caminhos do Senhor, que trarão vida longa, paz e prosperidade, é uma decisão pessoal, uma atitude de mudança de vida, deixando-se a derrota e optando-se pela vitória.

 

CONCLUSÃO

 

Pureza de mente, sinceridade no falar, firmeza no olhar e cautela no agir são conselhos que o ajudarão a viver bem consigo mesmo, com as pessoas que convivem com você e, acima de tudo, com o Senhor nosso Deus. Amém.

 

POSTAGEM

www.ramanauskas.adv.br

 

Ministério de Oração Intercessória

Por: AUTOR DESCONHECIDO

Publicado em 03/12/2015

Procedência - www.ramanauskas.adv.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2022