Refugiados: o que a Bíblia diz sobre eles

 REFUGIADOS

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ELES

 

 

Jesse Carey é um dos editores da Relevant Magazine, revista cristã contemporânea e muito popular nos Estados Unidos. Nos últimos dias, diante dos ataques terroristas em Paris e acirramento das discussões a respeito do acolhimento a refugiados nos países mais desenvolvidos do globo, ele escreveu o artigo que vamos traduzir abaixo.

Após os recentes ataques terroristas, novos debates surgiram sobre como a América e outras nações ricas devem aceitar refugiados da nação síria, devastada pela guerra. Nos últimos dias, vários governadores têm dito que seus estados irão rejeitar refugiados que fogem da violência.

A questão da reforma da imigração é sutil, e as políticas são muitas vezes legislativamente complexas. Mas a sabedoria da Bíblia é simples e atemporal.

Aqui estão 12 passagens que discutem como os cristãos devem tratar os imigrantes, os refugiados e aqueles que necessitam de ajuda.

 

AME OS REFUGIADOS COMO A VOCÊ MESMO

 

“E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis. Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.”  (Levíticos 19:33-34)

 

DEIXE COMIDA PARA O POBRE E O ESTRANGEIRO

 

“Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.”  (Levíticos 25:9-10)

 

DEUS AMA O ESTRANGEIRO RESIDENTE ENTRE VOCÊS

 

“Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa. Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.”  (Deuteronômio 10:18-19)

 

SODOMA  NÃO AJUDOU O POBRE E O NECESSITADO

 

“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.” (Ezequiel 16:49)

 

NÃO OPRIMA UM ESTRANGEIRO

 

“Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.”  (Êxodo 23:9)

 

NÃO PRIVE OS ESTRANGEIROS DE JUSTIÇA

 

“E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos.”  (Malaquias 3:5)

 

FAÇA O QUE O ESTRANGEIRO O PEDIR

 

“E também ouve ao estrangeiro, que não for do teu povo Israel, quando vier de terras remotas, por amor do teu nome (porque ouvirão do teu grande nome, e da tua forte mão, e do teu braço estendido), e vier orar voltado para esta casa, ouve tu nos céus, assento da tua habitação, e faze conforme a tudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo Israel, e para saberem que o teu nome é invocado sobre esta casa que tenho edificado. Quando o teu povo sair à guerra contra o seu inimigo, pelo caminho por que os enviares, e orarem ao Senhor, para o lado desta cidade, que tu elegeste, e desta casa, que edifiquei ao teu nome…”  (1 Reis 8:41-44)

 

DEIXE SUA PORTA ABERTA PARA O VIAJANTE

 

“O estrangeiro não pernoitava na rua; as minhas portas abria ao viajante!”  (Jó 31:32)

 

CONVIDE O ESTRANGEIRO PARA ENTRAR

 

“Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram”. (Mateus 25:35-36)

 

TODOS NÓS FOMOS BATIZADOS EM UM SÓ ESPÍRITO

 

“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.”  (1 Coríntios 12:12-14)

 

AME SEUS VIZINHOS COMO A VOCÊ MESMO

 

“Toda a lei se resume num só mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”.  (Gálatas 5:14)

 

TENHA MISERICÓRDIA DE SEU VIZINHO

 

“Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: ‘E quem é o meu próximo?’ Em resposta, disse Jesus: ‘Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’. ‘Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?’ ‘Aquele que teve misericórdia dele’, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: ‘Vá e faça o mesmo’”.  (Lucas 10:29-37)

 

 

 

 

 

 

AUTOR

Jesse Carey

 

 

FONTE

http://maisnomundo.org/o-que-a-biblia-diz-sobre-como-tratar-refugiados/#sthash.Md4VtDAZ.dpuf 

 

Por: Jesse Carrey

Publicado em 18/12/2015

Procedência - Relevant Magazine (EUA)

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2022