A lição do lenço dobrado

fazer download deste artigo

 

A LIÇÃO DO LENÇO DOBRADO

 

 

 
Na madrugada do primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro, e viu que a pedra fora removida da entrada. Correu ela e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo. A quem Jesus amava, e lhes disse: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. 
 
Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro. Os dois correram juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Abaixando-se, viu no chão os lençóis de linho, mas não entrou. Chegou Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu os lençóis no chão e o lenço que cobrira a cabeça de Jesus. O lenço não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.
 
Finalmente entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu. Ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos. (João 20:1-9)
 
 
Depois do sepultamento de Jesus, seguiram-se as comemorações da Páscoa judaica, quando ninguém poderia tocar nos mortos, porque segundo a tradição, a pessoa seria considerada imunda e não poderia participar das atividades religiosas. Por isso somente na madrugada do domingo Maria Madalena e as outras mulheres puderam ir ao sepulcro para ungir o corpo do Senhor, com as ervas aromáticas da tradição local. Logo correu ao encontro de Simão Pedro e de João, o discípulo que Jesus tanto amava. E disse-lhes ela:
 
— Tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram.
 
Pedro e João correram ao túmulo para ver o acontecido. Por ser mais novo,  João correu à frente de Pedro e chegou lá primeiro. Parando na entrada, observou os lençóis, mas não entrou no túmulo. Simão Pedro chegou m seguida, mas entrou. Eles notaram os lençóis que foram ali deixados, mas notaram também que o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado, e colocado em outro lado.
 
Isto é importante? Definitivamente importante! Isto é significante? Certamente que é significante!  E para podermos entender a significância do lenço dobrado se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. 
 
Por que Jesus dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro, depois de Sua ressurreição? Veja que o texto acima nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado, assim como aconteceu com os lençóis. A Bíblia reserva um versículo inteiro [verso 7] para nos dizer que o lenço foi dobrado cuidadosamente, e que fora colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
 
Quanto à tradição judaica, ela é do conhecimento de qualquer menino judeu, tendo a ver  com o amo e o servo. Quando o servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira como seu amo queria. A mesa era colocada com cuidados, e o servo esperava, fora da visão do amo, até que o mesmo terminasse a refeição.
 
O servo nunca poderia se atrever a tocar na mesa antes que o amo tivesse terminado a sua refeição. Ao terminar a refeição, o amo se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba e enrolava o lenço e o jogava sobre a mesa. Naquele tempo, o lenço enrolado queria dizer: "Eu terminei." No entanto, se o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo jamais ousaria tocar na mesa, porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!" O Senhor Jesus está deixando para os judeus a mensagem para que não toquem em nada, pois Ele vai voltar.
 
Vale a pena confirmar que nada está escrito na Bíblia fora de contexto, que não contenha uma lição a ser aprendida por nós, ainda que o ensino esteja nas entrelinhas do texto. É assim na ressurreição de Jesus: cada detalhe tem seu significado especial. "Ele voltará!"
 
Como as Escrituras ensinam, Jesus voltará para terminar Sua Obra e levar consigo Sua Igreja. Jesus voltará ainda que o mundo inteiro não creia nisso, afinal quem precisa crer e esperar Sua volta é a Igreja verdadeira, aquela composta por pessoas de todas as tribos, povos e nações e invisível aos olhos humanos.
 
Não pense que o lenço dobrado é só uma coincidência, ou que os cristãos estão criando “factoides” para forçar uma interpretação que se encaixe numa suposta volta de Jesus. Como sabemos, Ele está prestes a voltar como prometeu e Sua volta acontecerá em duas etapas: primeiro, para buscar Sua Igreja e o mundo não O verá. A segunda etapa é quando Ele descerá nas nuvens com Poder e grande glória e aí, sim, todo olho O verá e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.
 
Nada mais verdadeiro. Jesus voltará! O recado foi dado claramente! Essa volta, conforme as Escrituras, ninguém sabe quando acontecerá, por isso devemos estar preparados para esse acontecimento, que pode demorar a acontecer, mas que poderá ser para muito breve.
 
Você está numa encruzilhada, está diante de uma decisão importante: ou crê em Jesus como seu Salvador, ou só vai vê-Lo quando não houver mais oportunidade de salvação. Esta não é uma história inventada, uma “conversa pra boi dormir”, mas uma mensagem de vida ou morte, de salvação ou condenação. A decisão é sua.
 
 
 
 
 
AUTOR DESCONHECIDO
 
 
 
 
FONTES
 
a) http://padom.com.br/voce-sabia-por-que-o-lenco-no-tumulo-de-jesus-  
    estava-dobrado
 
b) www.vozdaverdade.com.br/olencodobrado1.htm
 

Por: AUTOR DESCONHECIDO

Publicado em 21/04/2017

Procedência - Rede Social

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2022