O significado e o valor de uma lágrima

 

O SIGNIFICADO E O VALOR

DE UMA LÁGRIMA

 

 

Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre: não estão elas inscritas no teu livro?  (Salmos 56:8)

 

A alma está abatida, o mundo se fechou e não consigo enxergar nada à minha volta. Lágrimas quentes saem dos meus olhos. Elas, que insistem em não me obedecer, caem. Não tem como segurar. É mais forte que eu. Estou sufocada em meio a tantos sentimentos, meu coração sente-se apertado. Só me resta deixar a lágrima rolar para aliviar minha dor e lavar minha alma.

As lágrimas verdadeiras expressam o mais puro sentimento e dor. Elas expõem meu interior ferido e abatido. Nelas, também encontro alivio e retorno a ver uma luz ao fim do túnel.

Choramos de vergonha, alegria e tristeza. Não importa o motivo, precisamos chorar para sermos consolados. O rei e salmista Davi disse que sofreu e por isso chorou, mas suas lágrimas não caíram ao chão, simplesmente, pois Deus as recolheu e trouxe a solução. Ele inicia o texto pedindo misericórdia a Deus, ele havia experimentado o melhor de Deus e sabia que Ele o ajudaria neste momento.

Suas lágrimas vieram do fato que o salmista sabia em quem confiava, sabia que Deus estava atento à  sua vida, assim como está atento a nós hoje. Ele não descansa e nem dorme.

A vida só pode ser vivida quando envolve sentimento e possibilidade de sofrimento. Aquele que não enfrenta a possibilidade de perda não sabe o que é ganhar. Deus vê e Deus guarda e recolhe cada uma de nossas lágrimas. Elas demonstram nossa fragilidade em meio à uma situação. Faz com que reconheçamos que não somos tão independentes do Criador, como imaginamos.

O que não chora é covarde consigo mesmo, não é feliz, pois não conhece o que é sentimento real, íntimo. Muitos choram escondido para que ninguém saiba que fracassou. Acovardam-se em meio às lutas e não conseguem pedir ajuda. O que chora é aquele que reconhece sua fragilidade de alma. Depende de Deus vir ao seu auxilio.

Lágrimas sem valor, são aquelas egoístas, pelas perdas somente pessoais, que não leva em conta o outro. Perdas por ambição é choro sem consolo. Não há quem ajude. Devemos, sim, chorar de arrependimento, que evoca consolo divino, aquele que sai da alma, do mais íntimo do seu ser. Só você e Deus sabem o quanto dói.

Quando choramos, descobrimos a mansidão, a bondade de Deus mesmo quando a alma vive imersa no sofrimento e não vê razão para isso. Deus vê, Deus sabe, Deus te conhece! A Mansidão é uma atitude interna de quem é rico de espírito e de quem chora.

Ao chorarmos crescemos, nos conhecemos e deixamos Deus agir por nós. Somente os que choram serão consolados. ”Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mateus 5:4) 

O choro nos aquieta, nos faz pensar e entender boa parte dos nossos dramas. Nos sentimos renovados, após as lágrimas.

Nicholas Wolterstorff disse um dia: “Olharei o mundo através das lágrimas. Talvez eu veja coisas que não veria com os olhos secos.”   

As lágrimas nos fazem entender o perdão, mesmo que leve tempo para isso.

 

O valor das lágrimas

 

O valor das lágrimas está no valor que você dá à vida, no sentido em que deixa sua vida caminhar. Se você deixar seu coração quebrantado, deixará lágrimas valiosas rolarem, mas se endurecer seu coração, colherá lágrimas de amargura e sofrimento. Deus resiste aos soberbos, mas aos mansos concebe graça e sabedoria, pois a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5)

Não deixe de chorar!  Que seja de raiva, para alivio, que seja de alegria para expressar sentimentos, que seja de vergonha para que transpareça seu desagrado. Não viva chorando ,mas chore quando for necessário. 

Outra coisa: Diga sempre a Deus porque está chorando, pois só Ele pode recolher suas lágrimas e trazer alegria pela manhã. Que Deus, em Cristo Jesus, possa, a cada manhã, renovar suas forças e enxugar suas lágrimas.

 

AUTOR DESCONHECIDO

 

Por: AUTOR DESCONHECIDO

Publicado em 19/05/2021

Procedência - Internet

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2021