Águia ou Galinha: Desperte seu verdadeiro potencial

 

ÁGUIA OU GALINHA?

DESPERTE SEU VERDADEIREO POTENCIAL

 

 

Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para exibi-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia e colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Ela comia milho e ração própria para galinhas, embora fosse a rainha de todos os pássaros.

Depois de cinco anos, o camponês recebeu a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

— Este pássaro aí não é uma galinha. É uma águia!

— De fato. — disse o camponês. — É uma águia. Mas eu a criei como galinhae por isso não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.

— Não — retrucou o naturalista — Ela é e sempre será uma águia, pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.

— Não, não. — insistiu o camponês. — Ela virou galinha e jamais voará como águia.

 

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a dizendo:

— Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia permaneceu sobre o braço estendido do naturalista, olhando distraidamente ao redor. Quando viu as galinhas ciscando grãos, pulou para junto delas.

O camponês comentou:

— Não lhe falei?

— Não — tornou a insistir o naturalista. — Ela é uma águia!  E uma águia será sempre uma águia! Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a água até o teto da casa, sussurrando-lhe:

— Minha filha, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!

Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi para junto delas de novo.

O camponês sorriu e voltou à carga:

—  Foi como eu lhe havia dito! Ela virou galinha!

— Não. — respondeu firmemente o naturalista. — Ela é águia, e possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar. 

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo, pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens e  das galinhas, lá no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.  

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:

— Minha filha, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra as suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse uma nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.

Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico “Kau-Kau” das águias e ergueu-se soberana sobre si mesma. Começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. 

Voou… voou… até confundir-se com o azul de firmamento!” 

 

 

 

REFLEXÕES

 

1 – Temos características muitas vezes escondidas, um potencial que nem imaginamos que temos. Qual é o seu potencial que está escondido na forma de galinha? Não se deixe levar pelo que os outros fazem ou são.

2 – Quem são as “galinhas” em sua vida? Talvez seja melhor você procurar melhores companhias e/ou influências.

3 – Não se intimide pelas circunstâncias que o rodeiam! Seja você mesmo!

4 – Os hábitos se formam por repetição, e uma nova mudança também. Qual a mudança necessária para você realizar seu sonho? Por que não tentar um pouco mais? 

5 – Levante a cabeça, olhe para a luz, e você poderá se surpreender! Se você tivesse que levantar a cabeça e olhar para o céu como a águia fez, o que veria?

6 – Que ação você pode colocar em prática para que esta visão se torne real?

 

AUTOR

James Kwegyir Aggrey

 

 

 

Dados Biográficos

Dr. James Aggrey foi um professor, missionário e intelectual. Ele nasceu na Gold Coast, atual Ghana, em 1875, e mais tarde emigrou para os Estados Unidos. Por vários anos ele retornou à África, sendo o primeiro vice-diretor da Faculdade de  Achimota, onde ajudou a formar a primeira liderança política de Ghana. James morreu em 1927.

 

Por: James Kwegyir Aggrey

Publicado em 25/06/2021

Procedência - www.elevados.comn.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2021