A Bíblia responde

 

 A BÍBLIA RESPONDE


 
 
 
 
NOSSA INTRODUÇÃO
 
 
Uma forma bastante didática de se ensinar o texto bíblico é através de um sistema de perguntas e respostas. Algumas perguntas palpitantes foram estabelecidas e as respostas a seguir é como se fossem dadas pelos próprios autores dos livros bíblicos, como Pedro, Paulo, Timóteo, Isaías, etc.
 
Nossa fonte para divulgar este trabalho foi um antigo folheto evangelístico da Christian Triumph Company, autoria do escritor Keith Brooks e imprimido no estado do Texas com o nome “Aqui está a resposta divina”.
 
 
 
PERGUNTAS & RESPOSTAS
 
 
 
 
Por que a Bíblia foi escrita?
 
 
“Porém, estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31)
 
 
Por que alguns não compreendem os textos bíblicos?
 
 
“Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las porquanto se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14). 
 
Também custam a compreender “porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é o poder e Deus.” (1 Coríntios 1:18)
 

Por que os homens não pensam de acordo com a Bíblia?
 
 
Deixamos essa resposta para Isaías. “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9)
 
 
Por que algumas pessoas não gostam da Bíblia?
 
 
“Esta é a condenação, que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, para que suas obras não sejam condenadas." (João 3:9-20)
 
 
Por que algumas pessoas condenam a Bíblia?
 
 
“Porque a palavra de Deus é viva e mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração.”  (Hebreus 4:12-13)
 
 
Por que a Bíblia os condena?
 
 
“Os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”  (João 3:19)
 
 
Porque existem cristãos, apesar desta condenação?
 
 
“Se alguém quiser fazer a vontade dele, da mesma doutrina conhecerá se é de Deus.” (João 7:17)

“Nisso conheceremos se estamos n’Ele e Ele em nós. Porquanto nos deu do seu Espírito.” (1 João 4:13). 

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16)

“O que crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho.” (1 João 5:10)  
 
 
Por que é considerado que a humanidade está perdida?
 
 
“Porque não creem em mim.” (João 19:9)
 
“Aquele que crê no filho, tem a vida eterna, porém aquele que não crê no filho, não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3:36)
 
“Cada um se desviava do seu caminho.” (Isaías 53:6)
 
“O ímpio deixe o seu caminho, e o homem maligno os seus maus pensamentos e se converta ao Senhor.” (Isaías 55:7)
 
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o  fim dele são os caminhos da morte.” (Provérbios 14:12)
 
 
Como podemos ser salvos?
 
 
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos que o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” (João 1:11-12)
 
“Porque de tal maneira amou Deus ao mundo, que lhe deu o seu filho unigênito, para que todo o que crê n’Ele não se perca, mas tenha a vida eterna. Porque Deus mandou seu filho a este mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem crê n’Ele, não pé condenado; mas quem não crê, já está condenado, porquanto não crê no Unigênito Filho de Deus.” (João 3:16-18)
 
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará na condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)
 
“Porém estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31)
 
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstração da sua justiça, pela remissão dos pecados antes cometidos, sob a paciência de Deus.” (Romanos 3:23-25)
 
“Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas Deus recomento o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se fa\ confissão para a salvação.” (Romanos 10:9-10)
 
“Sabendo que não com coisas corruptíveis como prata ou ouro fostes resgatados (...) mas com o precioso sangue de Cristo como de um cordeiro imaculado e incontaminado o qual, na verdade, já dantes foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, porém manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.” (1 Pedro 1:18-20)
 
 
Até quando podemos nos decidir?
 
 
“Eis aqui o dia aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.” (2 Coríntios 6:2) 

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6).

“Não presumas o dia de amanhã, porque não sabes o que trará o dia.” (Provérbios 27:1)

“Antes exortai-vos uns aos outros cada dia, durante o tempo que se nomeia hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:13)

“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:4)

“Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações.” (Hebreus 3:15)
 
 
Serei salvo pela Graça e mediante a fé?
 
 
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, havemos também crito em Jesus Cristo para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada.” (Gálatas 2:16)

“Pela graça sois salvos, por meio de fé e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)

“Porém aquele que não obra, mas crê n’Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Romanos 4:5)

“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, o qual abundantemente derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador.” (Tito 3:5-6)

“O qual nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as vossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.” (2 Timóteo 1:9)

“Porém todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo de imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossa culpas, como um vento nos arrebatam.” (Isaías 66:6)
 
 
Pessoas pecadoras podem ser salvas?
 
 
“Vinde agora e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, se tornarão brancos como a lã.” (Isaías 1:18)

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10)

“Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (1 Timóteo 1:15)
 
 
Se uma pessoa sente que não conseguirá ser fiel, deve assim mesmo tentar ser cristã?
 
 
“O Senhor é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis com alegria, perante a sua glória.” (Judas 24)

“Que pela fé estais guardados na virtude de Deus, para a salvação, já prestes para se revelar no último dia,” (1 Pedro 1:5)

“Se sofrermos, também com Ele reinaremos; se o negarmos, também Ele nos negará.” (2 Timóteo 2:12)

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra, a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (Filipenses 1:6)

“Portanto, pode também salvar perfeitamente aos que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hebreus 7:25)

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor i sustem com a sua mão.” (Salmos 37:23-24)

“E dou-lhes a vida eterna e nunca perecerão, e ninguém os arrebatará da minha mão. Meu Pai que mos deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-los da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” (João 10:28-30)
 
 
Há  alguma justificativa para que alguém rejeite a Cristo?
 
 
“Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelop resgate da sua alma? Portanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também O Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.” (Marcos 8:36-38)

“E o mundo passa e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” (1João 2:17)
 
 
 
AUTOR

Keith L.Brooks
 
 
 
MINI-BIOGRAFIA
 
Keith l. Brooks Nasceu no ano de 1888, sendo que seu falecimento se deu em 1954 na cidade norte-americana de Los Angeles, no estado da Califórnia. Ele foi o fundador em 1930 da Liga Profética Americana, localizada na cidade de Los Angeles, sendo autor de vários cursos de estudo da Bíblia, além de outros livros e de folhetos evangelísticos. Com a sua morte (1954), sua esposa Laura assumiu o ministério da Liga Profética até o ano de 1960, quando se fundiu com o Instituto Bíblico Moody, quando suas obras passaram a fazer parte da série “Ensine-se a Bíblia”, pertencente à Moody Publishers.

 

Por: Keith Brooks

Publicado em 13/11/2021

Procedência - www.elevados.comn.br

Todos os direitos reservados ©elevados.com.br 2013 - 2021